Estado Econômico

PDF apresenta resultados de 2018 ao Conselho Gestor

O PDF tem na sua base de cadastros mais de 2.000 empresas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(estado economico)

Criado há 19 anos, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF) fez um balanço dos resultados alcançados ao longo deste ano. Por meio da parceria com diversos órgãos que fazem licitação, o PDF chegou à expressiva marca de divulgação de 363 avisos, disseminados para mais de 2.800 fornecedores numa expectativa de oportunidades de negócios de mais de R$ 400 milhões.
Além disso, o último encontro de negócios promovido pelo PDF em parceira com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), e que contou com a participação da Rota Nordeste, empresa responsável pela construção do Porto São Luís, teve a participação de mais de 340 empresas de variados segmentos.
“Esses são alguns números expressivos do trabalho do PDF neste ano de 2018, quando mudamos o posicionamento do programa que sempre foi de capacitar as empresas, para priorizar a geração de oportunidade de negócios”, destacou o coordenador do Programa, Carlos Jorge Taborda Macedo.
Segundo, o superintendente da Fiema, Albertino Leal, o PDF é uma oportunidade de negócios real e potencial para as empresas maranhenses.
Atualmente, o PDF tem cadastradas na sua base mais de 2.000 empresas registradas em diversos municípios do Estado. O programa conta com ações de qualificação dos fornecedores locais, organização de encontros de negócios e já foi responsável pela geração de mais de R$ 27 bilhões de negócios locais.
O PDF é gerido pela Fiema, em parceria com o Governo do Estado, e mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Cemar, Eneva, Solar Coca-Cola e Vale.

Feirão Limpa NomePara os consumidores que querem terminar o ano com suas dívidas atrasadas e/ou negativadas quitadas, mais uma oportunidade: a versão online do Feirão Limpa Nome do SerasaConsumidor foi prorrogada até dia 15 de dezembro, com condições especiais e descontos que podem chegar até 95%.
Até o momento, mais de 7 milhões de pessoas visitaram o site e 1,9 milhão de negociações foram iniciadas, o que representa um crescimento de 64% em relação ao ano passado.

Projeto “Natal CDL”

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) abriu na sexta-feira, 7, na comunidade do Anjo da Guarda, o projeto “Natal CDL”, com a presença do Papai Noel. O projeto conta com o apoio das empresas Potiguar e Centro Elétrico.
O projeto “Natal CDL” além de percorrer centros comerciais da capital maranhense, beneficia também públicos que têm poucas oportunidades de participar de eventos dessa natureza. No total, serão realizadas cinco apresentações, incluindo Vila Luizão (dia 14), lojas Potiguar e Centro Elétrico (dia 15), sede da Apae (dia 18) e encerrando na Rua Grande (dia 22).

Novos profissionais

Um total de 243 alunos dos centros de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Distrito Industrial e Raimundo Franco Teixeira recebeu certificados.
Os novos profissionais foram formados pela entidade nos cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica, Panificação, Soldagem, Redes de Computadores, Informática, Eletrônica, Segurança no Trabalho e Eletrotécnica.

Repartição de benefícios

Desde o ano passado, a Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lago do Junco e Lago dos Rodrigues (COPPALJ), recebe repartição de benefícios da L´Óreal Brasil e ainda este ano, deve receber da empresa Body Shop, pelo acesso ao babaçu e aos conhecimentos tradicionais a ele associados.
De acordo com a Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), a repartição de benefícios é um direito garantido pela Lei 13.123/2015.

Sondagem

Sondagem realizada pelo Serasa Empreendedor - braço da Serasa Experian voltada aos microempreendedores que atuam no mercado da beleza (cabeleireiro, esteticista, massagista e manicure) são os que projetam o maior crescimento (10,5%) nas vendas e/ou prestação de serviços durante a época natalina.

Frase

“Esse projeto do Governo do Estado de aumento de imposto é uma verdadeira maldade contra o trabalhador
maranhense”

Eduardo Braide
Deputado estadual

Varejo

PIB de atividades
A Agropecuária cresceu 0,7% no terceiro trimestre deste ano, de acordo com dados do PIB Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.). Já os segmentos da Indústria aumentou 0,4% e
de Serviços, 0,5%.

Amigo secreto
Levantamento feito em todas as capitais pela CNDL/SPC Brasil mostra que 47% dos consumidores que devem entrar na brincadeira do “amigo secreto” neste ano, o fazem como estratégia para gastar menos. Já 50% participam por gostarem desse tipo de interação, enquanto 13% entram no jogo para não serem considerados antissociais pelos demais.

Adesão ao Simples
As empresas que querem aderir ao Simples Nacional para 2019 já podem fazer o agendamento e, uma vez deferido pedido, produzirá efeitos a partir do primeiro dia do novo ano-calendário. O agendamento é um serviço que objetiva facilitar o processo de ingresso no modelo tributário simplificado. "Se a empresa realizar a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis", explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, que lembra que o programa é bastante atrativo na maioria dos casos.

Emprego no turismo
O setor de turismo no Brasil fechou o mês de outubro com saldo positivo de 6.452 postos de trabalho. O estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em dados do Caged, verifica que foi o terceiro aumento consecutivo.

Painel de informações
O Ministério do Trabalho lançou o Painel de Informações do Programa Seguro-Desemprego, uma plataforma na internet que permite o acesso a dados e indicadores de acompanhamento do benefício. A disponibilização dos dados visa a dar mais transparência sobre a prestação dos serviços públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.