Acusações

Onyx diz não ter nada a ver com corrupção

Futuro ministro da Casa Civil é investigado por suposto recebimento de caixa 2; ele garantiu que sempre foi um combatente da corrupção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Onyx Lorenzoni é futuro ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro
Onyx Lorenzoni é futuro ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (Onyx Lorenzoni)

Brasília - Investigado por suposto recebimento de caixa 2, o futuro ministro da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), afirmou à imprensa que nunca teve "nada a ver com corrupção" e que ninguém nunca vai vê-lo "envolvido com corrupção".
Em uma entrevista coletiva concedida após encontro com empresários na capital paulista, o futuro ministro disse que não teme nada em relação às suspeitas de caixa 2.
“Eu sempre fui um combatente da corrupção. Nunca ninguém vai me ver envolvido com corrupção", enfatizou aos repórteres. Em seu discurso com os empresários, ele pediu uma "trégua" à imprensa.
Onyx foi citado em depoimentos de acordo de delação premiado de executivos do grupo J&F. Delatores da holding dos irmãos Batista entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma planilha que, segundo os colaboradores, comprova que o futuro ministro recebeu repasse de R$ 100 mil por meio de caixa 2 em 2012.
Em apuração prévia, a partir de delação premiada do grupo J&F, a PGR analisa se houve repasse de caixa dois a Onyx e a outros políticos. Ao final da apuração prévia é que o Ministério Público decidirá se abre inquérito ou arquiva o caso.
Na última terça (4), o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o fatiamento da delação de executivos do grupo J&F e mandou instaurar procedimentos individuais de apuração de citações a dez parlamentares nos depoimentos dos delatores, entre os quais Onyx.
“Agora, com a investigação autônoma, eu vou poder esclarecer isso tranquilamente [denúncia de caixa 2], porque eu nunca tive nada a ver com corrupção", disse. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.