Transtornos

Cratera e falta de asfalto são problemas antigos em avenida

O primeiro ponto de transtorno está localizado em frente à UPA do Parque Vitória, onde quase metade da via foi tomada por um buraco e esgoto exposto, gerando revolta de moradores

Emmanuel Azevedo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Buracos, encobertos pela água da chuva, deixam Avenida Nossa Senhora da Vitória perigosa para o trânsito
Buracos, encobertos pela água da chuva, deixam Avenida Nossa Senhora da Vitória perigosa para o trânsito (NS da Vitoria)

A Avenida Nossa Senhora da Vitória, principal via de acesso para os bairros do Parque Vitória e Alto do Turu I, II e III, vem passando por problemas de asfaltamento e esgoto, que se agravaram após as chuvas da última semana.
Em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, uma cratera ocupa quase metade da via, impossibilitando os carros que seguem em direção à Avenida São Luís Rei de França de passarem pela sua mão.

Um comerciante local, que possui seu empreendimento na esquina da cratera, informa que esse problema já está lá há quase seis meses. “O pessoal da companhia de água mexe e só piora. Sabemos que a Prefeitura de Ribamar e o Governo do Estado estão fazendo algum trabalho na região, mas essas melhorias nun­ca foram vistas aqui”, diz Kléber Lima, dono de uma loja de materiais de construção do bairro.

Mais à frente, já na altura do bairro Alto do Turu III, onde a Avenida Nossa Senhora da Vitória faz cruzamento com a Avenida 1, a pista não tem nenhum resquício de asfaltamento. “Isso daqui está uma vergonha”, disse uma motociclista, não identificada, que passava no local.

Comerciantes locais informaram que a rua teve uma grande piora após as chuvas da última semana, e que mesmo sabendo da situação da via nenhum ór­gão esteve presente no local para fazer vistoria.

O Estado questionou a Prefeitura de São José de Ribamar sobre os dois pontos críticos encontrado na via. Em nota, a Prefeitura afirma que ela e o Governo do Estado estão traba­lhando em conjunto para a benfeitoria da infraestrutura de toda a avenida e frisou que, por ser uma avenida metropolitana e de grande tráfego, que atende aos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, o Governo do Estado tem feito, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura, intervenções na via. Informou que está reforçando, com o Governo, a continuação dos serviços.

Em relação aos problemas de infraestrutura nos pontos citados, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informou, em nota, que a manutenção cabe à Prefeitura Municipal de São José de Ribamar. Sobre o esgotamento sanitário, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que a área é atendida pela empresa BRK Ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.