COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Déa Vasquez, diretora do extinto Colégio Girassol, na companhia de Milva Santiago, Michele Everton e o professor Bogéa, na festa de confraternização de ex-alunos de duas turmas de 1998, realizada no Panette Buffet. A escola escreveu uma história de muitas conquistas e todas elas até hoje são lembradas por quem por ela passou, entre discentes e docentes
Déa Vasquez, diretora do extinto Colégio Girassol, na companhia de Milva Santiago, Michele Everton e o professor Bogéa, na festa de confraternização de ex-alunos de duas turmas de 1998, realizada no Panette Buffet. A escola escreveu uma história de muitas conquistas e todas elas até hoje são lembradas por quem por ela passou, entre discentes e docentes

Maus-tratos
Um projeto apresentado no Senado propõe elevar a punição para crimes de maus-tratos contra animais, que, vira e mexe, se presencia em São Luís. Pela proposta, seriam aplicadas penas de 1 a 3 anos de detenção por negligência ou abusos. Atualmente, a lei prevê de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa.
O projeto também quer punição financeira para estabelecimentos comerciais envolvidos com as práticas, direta ou indiretamente. A multa seria no valor de um a mil salários mínimos, conforme alguns critérios, entre eles, a gravidade e a extensão dos maus-tratos.
A proposta destina os recursos arrecadados a entidades de recuperação, reabilitação e
assistência de animais.

Delegação chinesa
Esta semana, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales Sant’Ana, recebeu a visita da cônsul-geral do Consulado da China em Recife (PE),
Yan Yuqing. A passagem da delegação chinesa pelo Maranhão contou com uma agenda de visitas em órgãos e instituições do estado.
Na ocasião, o vice-reitor Walter Canales apresentou um panorama geral da Uema, destacando os cursos de graduação e pós-graduação existentes, a modalidade de educação a distância e os programas de internacionalização.
A cônsul Yan Yuqing manifestou que a intenção da visita era aprofundar a amizade entre as nações e possibilitar novas parcerias, com mais chances de cooperação e geração de postos de trabalho para o Maranhão.

Juiz empossado
Foi empossado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, no cargo de juiz auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final, o magistrado André Bogéa, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Açailândia, de entrância intermediária.
Promovido pelo critério de merecimento, o juiz ingressou na magistratura em 2003, sendo titularizado na Comarca de Bequimão, indo depois para São Luiz Gonzaga e, posteriormente, para Açailândia, comarca onde atuou durante dez anos.

Festival Kebrada
O Centro Cultural Vale Maranhão realiza, hoje, o show Cypher Cidade Operária. O evento faz parte do Festival Kebrada, que começou no último dia 29 e segue até o dia 22 de dezembro.
A programação, ao longo do festival, conta com 31 shows, 60 artistas, três apresentações de dança, três conversas abertas, 25 oficinas e batalhas de rima, bboy e passinho, com premiação.

"Mãe Preta"
A exposição “Mãe Preta”, que será aberta ao público no dia 12 de dezembro, no espaço Chão SLZ, na Praia Grande, seguindo até 9 de fefvereiro, reúne fotografias, vídeos, instalações, performance e literatura.
O objetivo do evento é traçar os elos e as ressonâncias entre a condição social da maternidade durante a escravidão e as vozes de mulheres e mães negras na contemporaneidade, por meio de releituras de imagens e arquivos do período.

Saldo positivo
Foi um sucesso o Festival BR 135. Mesmo com a antecipação do período chuvoso, 70 mil pessoas participaram do evento, que lotou o Centro Histórico da capital maranhense, entre 29 de novembro e 1º deste mês, segundo cálculo da
Polícia Militar.
Nos três dias de programação, foram realizadas 25 apresentações em palcos montados ao ar livre na Praia Grande.

Saldo positivo 2
Nas redes sociais, o sucesso se deu bem antes do show começar. As 107 postagens referentes ao festival alcançaram mais de 360 mil pessoas, com 131.869 interações.
Além disso, houve aumento de 38% no número de seguidores em relação ao ano passado, com quase 7 mil novos internautas
colados nas novidades do evento.

Fazendo a diferença
Artistas maranhenses receberão premiações de reconhecimento aos seus trabalhos no próximo dia 11 de dezembro. Ao todo, são 23 categorias nas quais o prêmio "Eu Faço a Diferença" abriu votação popular para os concorrentes,
com trabalhos exclusivamente feitos no Maranhão.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada na Casa Branca Buffet e Eventos e contará com seis performances musicais e cinco performances artísticas.
O "Eu Faço a Diferença" tem como objetivo incentivar e dar maior visibilidade aos profissionais locais que batalham diariamente com seu trabalho para somar à cultura maranhense, levando alegria por meio do entretenimento, lutando
pela valorização da arte, liberdade de expressão e respeito.

Educação infantil
Depois do Paraná, outros seis estados aprovaram o currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental, tendo como referência a Base
Nacional Comum Curricular.
Os documentos foram elaborados ao longo dos últimos meses em regime de colaboração entre o estado e os municípios e contou com apoio técnico do Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Concertos e recital na Escola de Música
A Escola de Música do Maranhão realizará o Recital de Formatura 2018, dia 18 de dezembro, com apresentações de Bruno César (flauta doce), Jônathas Duarte (guitarra),
Maria Itskovich (canto lírico), Tânia Diniz (canto lírico), Sarah Byancci (saxofone) e Jardson Frazão (trompete). Um dia antes, será apresentado o recital "Em Cantos de Luz", com
direção artística de Fernando de Carvalho e Regina Oliveira.

DE RELANCE

Reaplicação de provas
Os 2,7 mil inscritos que participarão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar o cartão de confirmação, que contém o local de prova. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro, em 16 municípios, para os estudantes que tiveram o Enem cancelado devido a intercorrências logísticas como falta de luz e outros imprevistos. Para saber o local de prova é necessário acessar a Página do Participante com o CPF e a senha cadastrados no ato da inscrição. Aqueles que não se recordam da senha
podem redefini-la.

Com otimismo
Algumas instituições que avaliam o cenário econômico estão vendo com otismismo o movimento de compras de fim de ano. Segundo um levantamento feito pela Fecomércio, dois em cada três ludovicenses vão as compras o que representa um percentual de 66,6%. A intenção de consumo das famílias, apurada pela Confederação Nacional do Comércio, alcançou 86,7 pontos em outubro deste ano, registrando queda de 0,3% em relação ao mês setembro passado.

Prêmio Fapema
A décima quarta edição do Prêmio Fapema valorizou os trabalhos de 50 pesquisadores que se destacaram na área cintífica e tecnológica do Maranhão. Este ano, a homenagem foi para o antropólogo Sérgio Ferretti, que deixou um importante legado em pesquisas sobre a cultura popular maranhense.

Recorde na saúde
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse a parlamentares que em 2018 serão aplicados R$ 131,4 bilhões na área de saúde pública brasileira, um recorde para o setor e acima do piso constitucional de R$ 112 bilhões. O ministro, que vai deixar o cargo no fim de dezembro, esteve na Comissão Mista de Orçamento para prestar contas sobre indicadores da área nos dois primeiros quadrimestres do ano.

Sobre beleza
No próximo dia 17, será realizada a III Edição do Makeup Day em São Luís, no espaço Villa Reale, na Avenida dos Holandeses. O evento é uma realização das maquiadoras Luanne Durans e Flávia Motta e foi concebido para celebrar o Dia do Maquiador e para congraçar os profissionais de makeup em São Luís. Na programação, roda de conversa com um profissional de destaque no cenário nacional, desfile, apresentação de marcas, técnicas, atração cultural e um jantar festivo,
além da entrega de prêmio.


Workshop na UFMA
O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Maranhão realizará, entre os dias 13 e 14 de dezembro, no
auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, o IV Workshop do Programa. O workshop será um espaço de discussão científica voltada, principalmente, aos cursos de graduação e pós-graduação em Química, profissionais da área de Química e áreas afins, na qual serão abordados os principais avanços da pós-graduação nos últimos anos.


Para escrever na pedra:
"Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer, é preciso também agir". De Goethe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.