Livros

Noite para lançamentos coletivos

Oito livros com a chancela da Editora da Universidade Federal do Maranhão serão lançados hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Capa do livro "Abc bem humorado de São Luís", um dos lançamentos da EdUFMA
Capa do livro "Abc bem humorado de São Luís", um dos lançamentos da EdUFMA (Abc bem humorado de São Luís )

SÃO LUÍS - A editora da Universidade Federal do Maranhão faz hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping), o lançamento coletivo de oito obras que levam a chancela da EdUFMA. O evento encerra as atividades da editora para o ano de 2018 e reúne publicações de estudantes, professores, pesquisadores, acadêmico e escritores da comunidade.

Na ocasião serão lançados os livros “A cor do meu amor” e “Pássaros Livres”, poemas de Mariana Monteiro; reedição de “Abc bem humorado de São Luís”, de José Ewerton Neto; “O meu próprio romance”, de Graça Aranha; “As Estarias do Maranhão: a pesquisa acadêmica do laboratório de arqueologia da UFMA”, de Alexandre Guida Navarro; “Martelo e flor”, de Antonio Ailton; “Ações educativas e práticas preservacionistas no Centro Histórico de São Luís no período de 1995 e 2008”, de Andréa Katiane Costa; e “O sublime jogo estético da vida”, de Flaviano Menezes da Costa.

Para o diretor da EdUFMA, professor Sanatiel Pereira, a editora tem cumprido seu papel de disseminadora da cultura maranhense. “Trata-se do fechamento do ano no qual apresentamos livros de autores tanto da nossa comunidade acadêmica, quanto da comunidade em geral em um rico recorte da nossa produção cultual que vem sendo constantemente apoiado pela editora da Universidade Federal do Maranhão”, pontua o diretor.

Dos livros a serem lançados, dois dizem respeito ao escritor e diplomata Graça Aranha. O primeiro é uma reedição de comemoração aos 150 anos de seu nascimento com o livro “O meu próprio romance” que foi republicado. O outro é “O sublime jogo estético da vida”, de Flaviano Menezes da Costa. Este último reúne ensaios litero-filosóficos sobre a vida e obra do intelectual maranhense. Trata-se de um estudo ensaístico abrangendo sua atuação no cenário cultural brasileiro no início do século XX, suas produções literárias, o apoio aos modernistas de 22 e o reconhecimento em sua terra natal.

Ainda na esfera acadêmica, a EdUFMA traz o livro “As Estarias do Maranhão: a pesquisa acadêmica do laboratório de arqueologia da UFMA”, do professor Alexandre Guida Navarro. A obra, que foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema), tem como objetivo apresentar o Laboratório de Arqueologia daquela instituição de ensino e suas atividades acadêmicas e comunitárias desde a sua criação oficial, no ano de 2014. Durante os quatro anos de sua existência o laboratório exerce, de forma constante e ativa, a Arqueologia e Museologia dentro e fora da Universidade.

Outro lançamento da noite será a reedição do livro “Abc bem humorado de São Luís”, de José Ewerton Neto. O livro foi concebido em 2012 como forma de homenagear a cidade por ocasião dos 400 anos de fundação. A primeira edição veio a público somente em 2014, tornando-se um sucesso e esta segunda edição vem ampliada, revista e atualizada. Algumas das crônicas que integram o livro foram publicadas no jornal O Estrado, onde o autor é colaborador.

Em “Martelo e flor – horizontes da forma e da experiência na poesia brasileira contemporânea”, Antonio Aílton parte das faces e rumos da poesia brasileira contemporânea, do seu contexto difuso e multifacetado, para compreender horizontes que a têm orientado a partir de poetas de estratos criativos e editoriais diferentes: Salgado Maranhão, Alexandre Guarnieri, Carlito Azevedo e Ana Martins Marques, Hagamenon de Jesus e o visceral pernambucano Miró da Muribeca, convocando, ainda, obras de outros autores importantes para a discussão.

Em “Ações educativas e práticas preservacionistas no Centro Histórico de São Luís no período de 1995 e 2008”, a autora Andréa Katiane Costa tem o objetivo de discutir a relação entre ações educativas e práticas preservacionistas na cidade de São Luís por meio da identificação e mapeamento a partir de uma sistematização metodológica de análise dos instrumentos para a preservação, tendo por base as Cartas Patrimoniais, que são documentos nacionais e internacionais resultantes de reuniões sobre a preservação do patrimônio cultural.


Serviço

O quê

Lançamento coletivo de livros da EdUFMA

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei – São Luís Shopping





Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.