Programa federal

Após desistências, Mais Médicos reabre vagas no Maranhão

Prazo para inscrições encerra hoje; as vagas contemplam 13 municípios maranhenses e são destonadas aos médicos que possuem registro no Brasil, conforme o edital divulgado quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A incompatibilidade de horário é o principal motivo alegado pelos médicos desistentes
A incompatibilidade de horário é o principal motivo alegado pelos médicos desistentes (Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Um total de 14 vagas do programa Mais Médicos foi disponibilizado ao Maranhão, após desistência de profissionais inscritos na primeira etapa do processo. As vagas contemplam 13 municípios e são destinadas aos médicos que possuem registro no Brasil, conforme o edital divulgado quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas até hoje, pela internet.

No estado, de acordo com o edital, as vagas disponíveis referem-se aos municípios de Bacabal, Buriti Bravo, Coelho Neto, Governador Nunes Freire, Maracumé, Marajá do Sena, Mirador, Palmeirândia, Presidente Dutra, Santa Helena, Santa Luzia e Urbano Santos, sendo uma vaga em cada, e Santa Inês, com duas oportunidades. Em todo o país, 200 vagas foram reabertas após a abstenção dos profissionais inscritos.

O principal motivo alegado pelos médicos desistentes é a incompatibilidade de horário com outras atividades profissionais. O programa exige uma dedicação de 40 horas semanais, em uma equipe de Saúde da Família. Outra parcela de profissionais informou que entrou em residência médica, recebeu nova proposta de trabalho ou teve problemas pessoais.

Os médicos que decidirem não comparecer às atividades devem informar ao município alocado, que comunicará a desistência ao Ministério da Saúde. A pasta, atualizada diariamente desde quarta-feira (5), tem feito contato com os profissionais alocados por meio do endereço eletrônico informado na inscrição, além de ligações telefônicas. Somente no início desta semana foram feitas mais de 3.000 ligações.

Mais Médicos

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 18h de terça-feira (4), das 34.653 inscrições, 23.951 foram concluídas e 8.405 vagas estavam preenchidas, destas, 3.276 profissionais já se apresentaram ou iniciaram as atividades. O Ministério da Saúde afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a assistência aos brasileiros que antes eram atendidos por médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O edital do programa Mais Médicos é uma seleção para a ocupação de vagas de médicos nos municípios. Assim como todo processo seletivo, os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada. Os profissionais têm até o dia 14 para apresentação nos municípios. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde realizará novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.