Espetáculo

Sobre racismo, opressão e violência

Espetáculo “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, do grupo cearense Nóis de Teatro, terá quatro apresentações de hoje a domingo, em praças de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Trecho do espetáculo
Trecho do espetáculo (Camburão )

SÃO LUÍS - Um anti-herói nascido na periferia, inserido num brutal sistema de opressão e violência, realidade comum a muitos brasileiros é o pano de fundo do espetáculo “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, que discute sobre a criminalização e perseguição da juventude negra nas periferias brasileiras. É este tema que o grupo Nóis de Teatro, de Fortaleza (CE), apresenta em São Luís hoje, amanhã, sábado e domingo, em praças da capital. As apresentações são gratuitas e todas terão acessibilidade em Libras.

Hoje a apresentação ocorre na Praça Nauro Machado; amanhã, na Praça dos Catraieiros; sábado a trupe realiza a montagem na Praça da Ressurreição, Anjo da Guarda; e no domingo, é a vez do Largo do Desterro, sempre às 19h. Além do espetáculo, a grupo cearense oferece hoje e amanhã, das 9h às 13h, uma oficina para artistas da cidade, no Teatro Itapicuraíba (Anjo da Guarda). No sábado, no mesmo local e horário, acontece um encontro com um grupo local, para intercâmbio e oficina. A circulação tem patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura/ Governo Federal.

O espetáculo é dividido em três atos e conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que vive uma realidade comum a muitos brasileiros. Aos 18 anos, resolve ingressar nas fileiras da polícia militar. Este ator-narrador é o grande foco de “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” e sua dramaturgia épica, algo como uma “tragédia afro”, é cerzida por elementos alegóricos e representativos do movimento negro no Brasil e no mundo, além de diversas referências à mitologia dos orixás.

A montagem do espetáculo do Nóis de Teatro se baseia em visitas realizadas a comunidades quilombolas do Ceará e do Maranhão, além de terreiros de umbanda e candomblé, e dialogando com movimentos sociais que pautam questões da população negra. O grupo tem sede na periferia da capital cearense, na Comunidade de Granja Lisboa, Território de Paz do Grande Bom Jardim.

Trajetória

Com 16 anos de fundação, o grupo Nóis de Teatro tem construído uma ação continuada no que diz respeito à circulação de espetáculos, oferta de cursos, intercâmbios e oficinas de teatro e percussão, contribuindo de forma significativa para a formação de plateia, incentivando crianças e jovens ao fazer artístico e à reflexão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e menos violenta.

“Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” venceu o Prêmio Funarte de Arte Negra, o que garantiu o trabalho de pesquisa, construção e montagem do espetáculo. Dirigida por Murilo Ramos, a peça tem concepção geral, dramaturgia e assistência de direção de Altemar Di Monteiro, que também integra o elenco, que se completa com Jefferson Saldanha, Doroteia Ferreira, Kelly Enne Saldanha, Henrique Gonzaga, Amanda Freire e Maurício Rodrigues. A produção local é de Andressa Cabral, da Mará Cult Produções.

Serviço

O quê

Peça “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”

Quando

Hoje, amanhã, sábado e domingo sempre às 19h

Onde

Respectivamente nas praças Praça Nauro Machado; dos Catraieiros; da Ressurreição, Anjo da Guarda; e Largo do Desterro

Espetáculo gratuito

Ficha Técnica

Coordenação Geral – Altemar Di Monteiro

Direção ­– Murillo Ramos

Dramaturgia e Assistência de Direção – Altemar Di Monteiro

Elenco – Doroteia Ferreira, Kelly Enne Saldanha, Altemar Di Monteiro, Henrique Gonzaga, Amanda Freire, Carlos Magno Rodrigues e Maurício Rodrigues

Contraregragem – Bruno Sodré, Nayana Santos e Angélica Freire

Cenografia – Jefferson Saldanha

Figurino ­– Miguel Campelo

Bonecos – Carlos César

Adereços – Pádua Oliveira

Maquiagem – Kelly Enne Saldanha

Preparação Vocal – Danilo Souto

Preparação Canto – Juliana Veras

Produção – Nóis de Teatro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.