Livro

Obra rara em lançamento no Convento das Mercês

Livro “Arte da Cosinha”, de João da Matta, será lançado hoje, às 19h, no espaço “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Livro Arte na Cosinha
Livro Arte na Cosinha (Arte da Cosinha )

SÃO LUÍS - Um livro raro será lançado hoje, às 19h, no Convento das Mercês (Desterro), pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, sob o comando do presidente Júlio Moreira Gomes Filho. É a reedição da renomada obra de culinária portuguesa intitulado “Arte da Cosinha”, de autoria do cozinheiro João da Matta e, inicialmente, editado em 1876. O evento será realizado no espaço denominado “Casa de Portugal”, localizado no segundo andar do Convento.

A obra, considerada rara e icônica, contém as receitas de jantares completos que originalmente foram concebidos para as Famílias Real Portuguesa e Imperial Brasileira, com receitas fáceis e detalhadas, que revelam as preferências gastronômicas e da cultura da época. Trata-se de um material rico em pesquisa, e que mostra detalhes da cultura, da história e da cozinha de Portugal, que é um verdadeiro ícone e apreciada mundialmente.

Essa versão em fac-símile do livro estará à disposição dos maranhenses para aquisição no evento e que, com certeza, é de extrema importância para colecionadores, estudantes e professores de gastronomia além de historiadores e amantes da boa mesa em geral.

Era 1876 quando o livro foi lançado em Portugal, pelo cozinheiro João da Matta, com 10 jantares pormenorizados (cada um com 10 preparos ou mais), além de pratos dedicados à família real portuguesa e à família imperial brasileira. Obra rara, o original da Biblioteca Fran Paxeco, que fica em Belém (PA), acabou dando vida a uma versão fac-similada lançada no mês passado. Até o formato do volume, do tamanho da palma de uma mão, segue o padrão do original, que reúne 300 páginas com receitas, ensinamentos técnicos e um capítulo sobre a arte de servir. Trata-se de um registro não só da escrita e dos vocábulos usados em fins do século 19, como também é memória dos ingredientes e modos de preparo então em voga.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Arte da Cosinha”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês (Desterro)

Evento aberto ao público

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.