Manifestação

Motoristas de ambulância fazem protesto em Paris

Ao menos 100 veículos com as sirenes ligadas bloquearam o acesso à Assembleia Nacional em protesto contra mudanças nas regras do transporte médico; manifestantes se opõem à entrada em vigor do artigo 80 do projeto de orçamento da Segurança Social

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Dezenas de ambulâncias bloqueiam a Praça da Concórdia e a ponte que leva à Assembleia Nacional Francesa, em Paris
Dezenas de ambulâncias bloqueiam a Praça da Concórdia e a ponte que leva à Assembleia Nacional Francesa, em Paris (Reuters)

PARIS - Motoristas de ambulância fizeram um protesto contra a reforma do financiamento de transportes médicos ontem (3) em Paris. Ao menos 100 veículos, com as sirenes ligadas, ficaram parados em uma ponte que fica em frente à Assembleia Nacional. A organização afirma ter mobilizado entre 350 e 400 manifestantes, de acordo com o jornal “Le Monde”.

Os manifestantes se opõem à entrada em vigor, em 1º de outubro, do artigo 80 do projeto de orçamento da Segurança Social 2017. A partir de então, hospitais e clínicas passaram a escolher suas ambulâncias por concurso, e não mais os pacientes, e começaram a assumir o custo diretamente. Para os manifestantes, as pequenas e médias empresas do setor são as mais prejudicadas.

Esse não é o primeiro protesto da categoria. Em 5 de novembro, entre 700 e 1,2 mil ambulâncias fecharam o “Périphérique parien” por cerca de 36 horas, provocando centenas de quilômetros de congestionamentos.

'Coletes amarelos'

No sábado (1º), manifestantes se reuniram em Paris para protestar contra novos impostos sobre os combustíveis e a queda no poder aquisitivo dos franceses. O protesto dos chamados "coletes amarelos", na avenida Champs-Élysées, terminou com 130 feridos e mais de 400 detidos, segundo balanço da Associated Press.

Parte dos coletes-amarelos forçou o bloqueio montado pelas forças de segurança para controlar o acesso à avenida. Eles colocaram fogo em barricadas e cestos de lixo.

A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água para dispersar os manifestantes, que responderam jogando pedras e tinta amarela nos policiais.

Imagens de TV e vídeos na internet mostram encapuzados invadirem o Arco do Triunfo e atacarem o monumento pichando frases como "os coletes amarelos triunfarão" e "Macron renuncie”. O pequeno museu localizado no Arco do Triunfo foi saqueado.

Nesta manhã, o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, iniciou uma rodada de reuniões para receber os responsáveis dos partidos políticos e buscar uma saída para a crise envolvendo os "coletes amarelos", que continuam os protestos e bloqueios em diferentes pontos do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.