Literatura

As palavras de Conceição Evaristo

Escritora mineira está na capital maranhense e profere hoje, às 19h, palestra no Centro Cultural Vale Maranhão; na ocasião falará sobre o livro “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Conceição Evaristo falará sobre uma de suas obras em evento no Centro Cultural Vale Maranhão
Conceição Evaristo falará sobre uma de suas obras em evento no Centro Cultural Vale Maranhão (Conceição Evaristo)

SÃO LUÍS- Os maranhenses amantes dos livros têm uma boa oportunidade para celebrar. A romancista, poeta e ensaísta Conceição Evaristo, uma das expoentes da literatura contemporânea no Brasil, está na capital e participa de alguns eventos. Um deles é a palestra que profere hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão. O outro é a Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde a escritora falou ontem.

Na palestra de hoje, Conceição Evaristo, que já trabalhou como professora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, dialogará sobre o processo de elaboração de seu livro “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”. Além disto, também falará sobre os ecos da leitura da obra entre os professores.

“Insubmissas Lágrimas de Mulheres” foi lançado em 2011 e é uma antologia composta de 13 contos cujas histórias têm como protagonistas mulheres negras. De dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas, antes de tudo, revelam a imensa capacidade de se retirarem do lugar do sofrimento e inventarem modos de resistência. Uma íntima fusão entre as personagens, a voz ficcional de quem apresenta essas personagens e a autora, marca o processo criativo dos textos e afirma o projeto literário de Conceição Evaristo, o de traçar uma escrevivência.

A roda de conversa da qual a escritora mineira participa deve reunir, principalmente, professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento faz parte do projeto “Literatura na EJA”, uma parceria entre a Fundação Vale e a Secretaria de Municipal de Educação de São Luís.

A produção de Conceição Evaristo é ampla, abarcando o campo da poesia, da prosa e do ensaio literário. Como escritora, ela tem sido convidada para participar de eventos acadêmicos e literários no Brasil e no exterior e tem marcado também presença nos movimentos sociais, notadamente, nos que se relacionam com a luta dos afrodescendentes. Este ano, a mineira foi a homenageado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando teve trechos de suas obras publicadas nos cadernos de provas do certame.

Trajetória
A escritora, nascida em Belo Horizonte, em 1946, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, com a dissertação “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade” (1996), e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a tese “Poemas malungos, cânticos irmãos” (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros, Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.

Participante ativa dos movimentos de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura negra no Brasil, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior.

A escritora participa de publicações, em antologias, na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul e em Angola e várias no Brasil. É autora dos romances “Ponciá Vicêncio” e “Becos da memória”, entre outros. O primeiro foi traduzido para o inglês, pela Host Publications, Texas, nos Estados Unidos, em 2007.
Em 2008, Conceição Evaristo lançou a antologia Poemas da Recordação e outros movimentos, (Nandyala Editora), obra que se classificou entre os 50 finalistas concorrentes ao Prêmio Portugal Telecom, no ano de 2009.

Serviço

O quê

Conversa aberta com a escritora Conceição Evaristo

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão – Av. Henrique Leal (Rua Direita), 149, Praia Grande – Centro

Entrada Gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.