Seletivo

Seletivo do IFMA atrai mais de 36 mil jovens no Maranhão

Provas foram aplicadas ontem em 27 cidades maranhenses; para 2019 a instituição liberou um total de 6.600 mil vagas; campus com maior concorrência foi o localizado no município de São José de Ribamar

Emmanuel Menezes / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

São Luís - Foram realizadas ontem (2), as provas do Seletivo 2019 para os cursos médio/técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Foram 36.461 candidatos inscritos para um total de 6.600 vagas. As provas foram aplicadas em 27 cidades do Maranhão.
Em São Luís, um dos maiores pontos de realização das provas foi no campus São Luís - Monte Castelo.

Desde às 10h30 da manhã diversos candidatos já se encontravam na porta esperando a liberação para entrada. Os portões foram abertos apenas às 12h, no horário local.
Ramilly, de 15 anos, demonstrou tranquilidade. “Não me sinto nervosa. Sei que vai ser uma boa prova, estou bastante confiante”, diz. Já dona Leda, mãe da candidata Layanne, também de 15 anos, estava apreensiva. “Sei que minha garota se preparou o suficiente para ser aprovada no seletivo deste ano, mas é sempre bom vir acompanhar. Espero que minha presença passe ainda mais confiança”, declarou. Ambas estudantes, Ramilly e Layanne, desejam ingressar no curso técnico de Design de Móveis.

Mesmo com a pressão e nervosismo da realização da prova, Elizabeth Sousa, de 14 anos, e suas amigas, estavam se divertindo nos momentos antes da prova, tirando diversas selfies. “Eu sei que eu e minhas amigas nos preparamos o suficiente, tanto na escola como no cursinho. É nossa primeira vez realizando essa prova e espero que seja a última. Estamos confiantes”, disse, com um largo sorriso no rosto. A mãe de Elizabeth, que também estava acompanhando, reforçou o esforço das garotas. “Sei que todas estão preparadas. Elas realmente se esforçaram bastante estudando para o seletivo”, acrescentou dona Maria Elisa.

Os candidatos foram recomendados a chegarem com uma hora de antecedência ao local da prova, portando documento de identidade (RG) original ou documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica azul ou preta transparente. O seletivo foi realizado em quatro horas, contendo 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

Concorrência
O campus com maior concorrência foi São José de Ribamar, com 1.574 inscritos para 120 vagas, o que representa uma concorrência de 13.12 por vaga. Em seguida, vem o campus São Luís - Monte Castelo, que tem 8.772 candidatos para 770 vagas, gerando uma concorrência de 11.39 pessoas por vaga. Em terceiro lugar está o Campus Avançado Rosário, com 1.004 inscrições e 120 vagas, produzindo uma concorrência de 8.37 candidatos por vaga.

Dos cinco cursos mais concorridos, quatro são do Campus São Luís - Monte Castelo: Técnico em Informática (modalidade integrada), o primeiro mais concorrido, com 37.93 inscritos para cada vaga; Técnico em Segurança do Trabalho (modalidade subsequente), o segundo, com 28.50 candidatos por vaga; Técnico em Edificações (modalidade subsequente), em terceiro, com 22.50 por vaga; Técnico em Administração (modalidade integrada) do Campus Avançado Rosário, que tem a quarta maior concorrência, com 17.40 candidatos por vaga; e Técnico em Comunicação Visual (modalidade integrada), em quinto, com concorrência de 17.37 por vaga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.