COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
AGORA mais dedicada aos negócios do Grupo Gentil Negócios, franqueado de O Boticário, a empresária Glícia Gentil (usando cabelo à moda portuguesa) fez rasante em São Luís com o namorado paulista Mário Antunes. Acompanhado de Teresa Martins (foto acima) e o Repórter PH, o casal foi conhecer os sabores deliciosos do novíssimo restaurante Zenzero e bateram palmas para os quitutes da casa
AGORA mais dedicada aos negócios do Grupo Gentil Negócios, franqueado de O Boticário, a empresária Glícia Gentil (usando cabelo à moda portuguesa) fez rasante em São Luís com o namorado paulista Mário Antunes. Acompanhado de Teresa Martins (foto acima) e o Repórter PH, o casal foi conhecer os sabores deliciosos do novíssimo restaurante Zenzero e bateram palmas para os quitutes da casa
Júlio Moreira Gomes Filho, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, que promoverá o relançamento do livro “A Arte da Cosinha”, editado em 1876 por João da Matta, cozinheiro da Família Real Portuguesa
Júlio Moreira Gomes Filho, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, que promoverá o relançamento do livro “A Arte da Cosinha”, editado em 1876 por João da Matta, cozinheiro da Família Real Portuguesa

Receitas dos jantares da Família Real Portuguesa
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, sob o comando do presidente Júlio Moreira Gomes Filho, lança, na noite da próxima quinta-feira, dia 6, um livro raro. Trata-se da reedição da renomada obra de culinária portuguesa intitulada “Arte da Cosinha”, de autoria do cozinheiro João da Matta, inicialmente editado em 1876.
O evento será realizado no espaço denominado Casa de Portugal, no segundo andar do Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, com coquetel para convidados.
A icônica obra traz as receitas de jantares completos que, originalmente, foram concebidos para a Família Real Portuguesa e, também, para a Família Imperial Brasileira, com receitas fáceis e detalhadas, que revelam as preferências gastronômicas e da cultura da época.
Essa versão em fac-símile do livro estará à disposição dos maranhenses, para aquisição, no evento. E, sem dúvida, é de extrema importância para colecionadores, estudantes e professores de gastronomia, bem como para historiadores e amantes da boa mesa.

Estação das águas
Como bem traduz Ivan Sarney, em seu livro de crônicas poéticas “O Congresso das Garças”, “a imagem da chuva é um quadro de lembranças que se entrelaçam ao sabor da memória e das horas que vão passando lentas, no aconchego do lar e da tarde”.
É que basta São Pedro esparzir suas lágrimas para esta cidade assumir outra aparência, de certa maneira triste, bucólica, macambúzia.
Afinal, quando chega esta época do ano, é sempre assim em São Luís: o calor rende-se às carícias do manto encharcado do mês de dezembro.

Estação das águas 2
Basta visualizar cenas como a da última quinta-feira, quando um temporal de entupir boca-de-lobo despencou sobre ruas e avenidas, congestionando o trânsito, cancelando eventos e obrigando noctívagos a dar meia-volta, conformando-se apenas com o baile dos lençóis.
As precipitações nesta Capital são sempre reveladoras. De certa maneira, são elas que trazem à tona as mazelas sociais, que apontam as deficiências arquitetônicas e que dão o alerta para o perigo iminente.
Em algum lugar da região metropolitana, há sempre alguém em apuros, correndo um sério risco, talvez por causa de um barranco prestes a sucumbir.

Estação das águas 3
É como diz aquela canção de ninar: “Para mim, a chuva no telhado / é cantiga de ninar / mas o pobre, meu irmão / para ele a chuva fria / vai entrando em seu barraco / e faz lama pelo chão”.
Por outro lado, para quem aprecia a estação chuvosa, o choro do infinito é uma bênção em todos os sentidos. As flores se abrem, a grama reacende com um verde radiante, o horizonte assume uma composição misteriosa, indescritível, hipnotizante.
É água purificada, divina, para lavar a alma dos sem esperança, numa alquimia de transubstanciação. Anima-se o gado, regozijam-se os bem-te-vis, alegram-se os agricultores e agradecem as raízes das árvores, porque levam mais sustança às suas folhas e frutos.

Bandeira verde
A cor da bandeira tarifária este mês é verde. Ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. É que desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico, fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

Show de forró com Brasas
O forró é, definitivamente, um dos mais fieis parceiros da agenda cultural de São Luís. Prova disso é que, vira-e-mexe, sempre há alguém anunciando um arrasta-pé. Como o fez esta semana a Casa das Dunas, sobre o show que reunirá a banda Brasas do Forró e a cantora Kátia Cilene, dia 14 deste mês. Brasas, diga-se de passagem, é um grupo que emplacou o legítimo vanerão na região Nordeste e vai com tudo e mais um pouco para a casa mais musical da Avenida Litorânea.

TRIVIAL VARIADO
Na sociedade maranhense não se fala em outro assunto. Tudo gira em torno do Baile Mágico, o maior acontecimento social destes últimos tempos em São Luís, que realizaremos para confraternizar com os amigos e celebrar o início de mais um ano de circulação do PH Revista, dia 5 de dezembro, no Palazzo Eventos, no Araçagi.

No fim de semana tornei público o presente que recebi dos meus amigos: o show monumental de Thiago Arancam, o maior cantor lírico da atualidade na América Latina e um dos maiores do mundo. Ele apresentará o maior espetáculo musical em cartaz no Brasil.

Thiago, que atualmente lidera o elenco do Musical O Fantasma da Ópera em São Paulo, é dono de um repertório que alcança cinco idiomas. E apresentará Bela Primavera, mesmo nome do seu último CD lançado na Europa, para receber os aplausos dos amigos deste Repórter PH que estarão dividindo comigo o brilho dessa noite que promete ser inesquecível.

O Baile Mágico é um evento especial só para convidados do PH Revista, começa às 21h e o traje exigido é Passeio Completo, com os homens de terno escuro e as mulheres usando preferencialmente vestidos longos.

O restaurante Tarrafas, do Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia, será palco de um show especial de fim de ano com o cantor Altemar Dutra Jr., que lá se apresentará na noite de 15 de dezembro. Nessa mesma noite, José Walter Maciel promove a confraternização da confraria que ele comanda.

Rigorosamente certo: a FACAM (Faculdade do Maranhão), que sob o comando do empresário e ex-deputado César Bandeir faz grande sucesso com vários cursos a distância, acaba de ser beneficiada pelo MEC com a aprovação de dois novos cursos: um de Enfermagem e outro de Negócios Imobiliários. A FACAM está presente nos principais municípios maranhenses.

Hoje é dia de festa nas Óticas Diniz, com a inauguração de uma mega loja na Avenida dos Holandeses, no Calhau. O grupo comandado por Vera e Arione Diniz, possui mais de mil lojas franqueadas em todo o Brasil, sendo que boa parte delas, na região Norte, é franqueada por Edney Viégas Reis, dono das Óticas Veja.

Confirmado: a 10ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será realizada no Brasil, em 2019.

O atleta Ivaldo Alves foi campeão da categoria Master (até 94 kg) e terceiro lugar no Absoluto Adulto Faixa Preta na III Etapa Maranhense de Jiu-Jitsu, realizada recentemente em São Luís.

O projeto “Corujão”, que reúne corredores solidários no bairro Cohatrac, em São Luís, promoverá uma atividade dia 22 de dezembro, com a participação de crianças carentes e a presença do Papai Noel. A concentração será na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Abertas as inscrições para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019 no Instituto Florence de Ensino Superior. Nesta etapa, serão oferecidas vagas para os cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Estética & Cosmética, Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia.

DE RELANCE

Dezembro comercial
Quando chega esta época do ano, os ambulantes de São Luís ficam em pé de guerra (no bom sentido), disputando para ver quem vende mais. O duelo mais contundente tem como cenário a Rua Grande e suas transversais, onde vale o poder do gogó para atrair a freguesia. Afinal, em tempos de crise, de real escasso e complicações na bolsa, é preciso muito jogo de cintura para concorrer com as lojas. Algumas, aliás, não abdicam da figura dos “sem vergonha” que, em alto e bom som, anunciam as promoções relâmpagos e quase intimam os consumidores a darem um pulinho para conferir a sua veracidade.

Dezembro comercial 2
É que está aberta a temporada do compra-compra. É Natal! E Papai Noel, para muitos, tem outros significados. O espírito natalino se apossa do bolso da maioria da população, pois o brasileiro, claro, gosta também de levar aquilo que nem precisaria. Vai naquela onda do “vale a pena” e manda embrulhar pela sedução da irresistível promoção. Dezembro é um mês comercial, deveras. A época do troca-troca de presentes, das confraternizações familiares e corporativas, em que é preciso agradar nem que seja com uma “lembrancinha”.

Dezembro comercial 3
O problema são os amigos secretos, que aumentam a lista de despesas. E o décimo terceiro? Esse, coitado, desmancha-se como suspiro de açúcar. Vai pelo ralo, passando feito trem-bala pelas bordas das carteiras. Os shoppings dão o seu mais preciso recado: compre aqui! E o fazem com muita classe, incrementando suas vitrines com os mais belos arranjos e motivos natalinos. Cores, luzes e uma pitada de magnetismo para atrair quem não resiste às tentações da temporada.

Réveillon no Quintalão
Além das festas nos hoteis de São Luís, a exemplo da que reunirá as figuras de charme da sociedade maranhense no Blue Tree Towers, no Calhau, alguns restaurantes elegantes da cidade também decidiram entrar no clima de fim de ano e, por esses dias, deverão anunciar suas programações de Réveillon. Um deles é o Bistrô Quintalão, de Neto Parente, instalado ao lado do Hotel Praia Mar, na Península da Ponta d’Areia. O empreendimento sobressai-se pela sofisticação e o cardápio, todo ele assinado pelo Chef Júnior Belém.

Curso sobre vendas
Investir em treinamentos e reciclagens na área de vendas tem sido um diferencial da TVN para oferecer aos clientes um atendimento cada vez melhor. O último curso que a equipe de vendas (comandada pela gerente comercial Walkiria Pinto) participou foi na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, ministrado pelo consultor de negócios Moacir Sidou e intitulado “Torne-se um ultra vendedor”.

Faene entre as três
O consultor Ricardo André Carreira, diretor da Faculdade de Negócios Faene e do Colégio Objetivo São Luís, está radiante com a inclusão da primeira instituição na lista dos finalistas do Prêmio Empresa do Ano, da Associação Comercial do Maranhão, figurando entre as três melhores. A eleição acontecerá no próximo dia 5 de dezembro e o resultado sairá no mesmo dia.

Show e chuva
O cantor Zeca Baleiro não fez cerimônia, ao anunciar, na semana passada, via rede social e a bordo de um guarda-chuva, o cancelamento do show que faria na abertura do Festival BR 135, na Praia Grande. É que a tempestade que caiu na quinta-feira molhou os equipamentos e a produção, aceitando o conselho do Corpo de Bombeiros, decidiu suspender as atividades. Para garantir a segurança das pessoas (no palco e na praça), o gerador de energia que alimentava a estrutura do show foi desligado. Foi cancelada também a apresentação da atriz Áurea Maranhão.

Readequação no trânsito
Aos desavisados: o trânsito no trecho da Avenida Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, foi alterado em virtude da programação natalina capitaneada pelo poder público. Até o dia 23 de dezembro, aos sábados e domingos, sempre a partir das 15h, a gestão municipal reorganizará o tráfego de veículos no entorno das praças Dom Pedro II e Benedito Leite.

Para escrever na pedra:
“Quando se ama, não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós”. De Paulo Coelho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.