Vida | Saúde bucal

O perigo do carvão ativado para o clareamento dos dentes

Moda entre influenciadores digitais, uso pode deixar dentes frágeis e quebradiços
02/12/2018 às 00h00
 O perigo do carvão ativado para o clareamento dos dentes  Não há comprovação científica da efetividade e segurança do método (carvão ativado)

Rio - Promessa de dentes branquinhos de modo rápido, fácil e indolor está na pauta de muitas blogueiras e influenciadoras que passaram a indicar o carvão ativado como clareador dental, expondo experiências pessoais.

"Não se sabe exatamente quando o produto, que se apresenta como um pó de coloração negra, teve suas supostas propriedades clareadoras de dentes reveladas. Mas, como toda e qualquer experimentação, é preciso cautela na escolha. Nesse caso, há um ponto que não pode ser ignorado: não há comprovação científica da efetividade e segurança do método", pondera Rogério Marques, cirurgião-dentista, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, especialista em Implantodontia e pós-graduado em Harmonização Orofacial.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não tem a capacidade de clarear os dentes.

"E mais do que isso, alguns destes produtos, contém substâncias corrosivas ou abrasivas, que são capazes de atacar a superfície dos dentes", completa o dentista

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2018 - Todos os direitos reservados.