Saúde bucal

O perigo do carvão ativado para o clareamento dos dentes

Moda entre influenciadores digitais, uso pode deixar dentes frágeis e quebradiços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Não há comprovação científica da efetividade e segurança do método
Não há comprovação científica da efetividade e segurança do método (carvão ativado)

Rio - Promessa de dentes branquinhos de modo rápido, fácil e indolor está na pauta de muitas blogueiras e influenciadoras que passaram a indicar o carvão ativado como clareador dental, expondo experiências pessoais.

"Não se sabe exatamente quando o produto, que se apresenta como um pó de coloração negra, teve suas supostas propriedades clareadoras de dentes reveladas. Mas, como toda e qualquer experimentação, é preciso cautela na escolha. Nesse caso, há um ponto que não pode ser ignorado: não há comprovação científica da efetividade e segurança do método", pondera Rogério Marques, cirurgião-dentista, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, especialista em Implantodontia e pós-graduado em Harmonização Orofacial.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não tem a capacidade de clarear os dentes.

"E mais do que isso, alguns destes produtos, contém substâncias corrosivas ou abrasivas, que são capazes de atacar a superfície dos dentes", completa o dentista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.