Cerco

Polícia desarticulada venda de droga no Tocantins

Esquema criminoso, segundo a polícia, era comandado por presidiários de Goiânia, e ocorria nos estados do Maranhão, e também no Pará, Tocantins e Goiás

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Jovair Inácio da Silva preso quando atravessava o Rio Araguaia
Jovair Inácio da Silva preso quando atravessava o Rio Araguaia (Traficante)

IMPERATRIZ - Esquema de tráfico de droga que atuava no Maranhão e nos estados do Tocantins, Goiás e Pará, que segundo a polícia, comandado por presidiários de Goiás, foi desarticulado ontem durante a quarta fase da operação Travessia realizada pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Tocantins, com apoio das polícias dos estados vizinhos.

Durante o cerco policial, 14 pessoas foram presas e um menor apreendido. Foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e sete de prisão temporária nos quatro estados, além de 13 de busca e apreensão. As prisões houve em Imperatriz na cidade paraense de Marabá. Um dos detidos foi Jovair Inácio da Silva, um dos “cabeças” da quadrilha. Com ele, os policiais encontraram R$ 7 mil, além de drogas, arma e um carro usado para tráfico.

O delegado Enio Walcacer, da Polícia Civil do Tocantins, declarou que a investigação, que começou há quatro meses, constatou que havia uma organização criminosa especializada na venda de droga na Região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Eles enviavam a droga de Goiás para os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Para o produto chegar ao destino e fugir da fiscalização nas estradas, os traficantes usavam os rios Araguaia e Tocantins.

Ainda segundo o delegado, um dos alvos da operação foi preso enquanto atravessava o rio Araguaia. "Há uma fronteira muito grande aquática no Bico do Papagaio e não existe fiscalização da polícia, e isto favorece o transporte de drogas e de outros ilícitos”, explicou o delegado Enio Walcacer.

Mais prisões

Ainda ontem foram presos no povoado Boa Vista, zona rural de Nova Olinda, Jarlison Nunes, o Jajá, de 28 anos; Maria Célia Campos Moreira, de 31 anos; Cleiton Cruz de Sousa, o Piloto, de 20 anos; e José Wellington de Sousa de Almeida Garcês, de 25 anos, acusados de tráfico de droga, corrupção de menor, posse de arma de fogo, associação para o tráfico, receptação e formação de quadrilha.

Também foi presa por tráfico de droga, Mauricéia Pereira da Silva, o Maura, de 44 anos, em Timon. Com ela, a polícia apreendeu crack e uma quantia em dinheiro. Ela já responde ações penais nas comarcas de São Luís e Timon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.