Universidade

Pesquisadoras do Ceuma são contempladas em editais da Fapema

Os editais são das Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) de implantação dos Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia (IECT)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - Três pesquisadoras da Universidade Ceuma receberam seus Termos de Outorga referentes à classificação nos Editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) de implantação dos Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia (IECT). A cerimônia de entrega dos termos ocorreu no dia 26 de novembro e contou com a presença do reitor da instituição, Saulo Martins.

No edital do IECT-Saúde, a Dra. Elizabeth Soares Fernandes foi classificada em 1º lugar da faixa A com o projeto de pesquisa “Receptor TRPC5 como potencial alvo farmacológico no tratamento da Síndrome Metabólica e comorbidades". Já a Dra. Julliana Ribeiro Alves dos Santos foi classificada em 3º Lugar da faixa B com o projeto “Coinfecção Mycobacterium tuberculosis / HIV/ fungos patogênicos em pacientes atendidos em hospitais públicos do estado do Maranhão e avaliação dos riscos socioambientais".

No edital do IECT-Agricultura Familiar, foi classificado em 1º Lugar na faixa B o projeto da Dra. Rita Miranda - “Efeito da leguminosa nativa sabiá nas propriedades físico-químicas e biológicas do solo e o potencial impacto na microbiota associada às raízes de culturas agrícolas utilizadas em sistemas agroflorestais em áreas de assentamentos da agricultura familiar”.

De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Ceuma, Valério Monteiro, esses resultados demonstram o elevado nível dos pesquisadores da Instituição. " isso reflete na qualidade das propostas de pesquisa que, certamente, possibilitará contribuições relevantes nessa modalidade de redes de pesquisa, instituída pelo Governo do Estado com o apoio da Fapema”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.