Praça

Membros da AML acompanham o retorno dos bustos ao Pantheon

Para evitar que fossem danificados por vândalos, bustos de grandes nomes da literatura do estado foram retirados em 2005 a pedido da Academia Maranhense de Letras

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O presidente da AML, Benedito Buzar, e o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, diante de busto na Praça do Pantheon.
O presidente da AML, Benedito Buzar, e o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, diante de busto na Praça do Pantheon.

SÃO LUÍS - Membros da Academia Maranhense de Letras (AML) visitaram, na manhã de sexta-feira (30), a Praça do Pantheon, Centro de São Luís. Acompanhados pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, os acadêmicos observaram de perto os bustos de grandes nomes da literatura do estado, que, após as obras de requalificação, retornaram para a praça.

Os bustos foram removidos há 13 anos, em 2005, para evitar que fossem danificados por vândalos que agiam na praça. A iniciativa de retirada das esculturas partiu da AML com o objetivo de preservar ícones que representam a história maranhense. Para o presidente da Academia, Benedito Buzar, "o momento representa uma grande conquista para a cultura e população local".

“Nós participamos da retirada dos bustos e hoje estamos acompanhando a volta deles. Aqui se encontram as figuras representativas da cultura maranhense que devem ser reverenciadas por todos nós, porque foram essas figurar que projetaram o nome do Maranhão em todo o país e no mundo. A Academia se sente muito envaidecida e orgulhosa por ter começado esse processo de mudanças, de chamar atenção do prefeito para isso e hoje nós estamos vendo o coroamento desta iniciativa, que o Iphan, em parceria com a Prefeitura, nos proporcionou esta reforma”

De acordo com o superintendente do Iphan no Maranhão, as obras da Praça do Pantheon – que integram o Complexo Deodoro junto às alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, além da Praça Deodoro – se encontram em estado avançado e devem ser concluídas até a segunda quinzena de dezembro, antecipando em cerca de três meses o prazo contratual.

Apesar de inacabada, a reforma já chama atenção de quem conhece o local e presenciou todos os processos pelos quais a praça passou. A aposentada Cicera Pereira, moradora do centro de São Luís, deixou, por muito tempo, de frequentar a área, mas garante que o hábito deve ser retomado após a entrega das obras.

“Quando eu tinha meus 16, 17 anos, essa praça era local de encontro para jovens durante todo o ano. Festas de Carnaval aconteciam aqui, bandas tocavam, era uma área muito movimentada que, com o passar dos anos, acabou sendo muito maltratada, por isso acabei deixando de vir aqui. Me entristecia muito ir a outros estados e ver praças bonitas, mas, pelo visto, teremos novamente a nossa praça de volta, como realmente deve ser. Agora é torcer para que permaneça assim e não seja depredada”, declarou.

A preocupação da aposentada é a mesma de tantos outros, de acordo com Maurício Itapary. “A gente espera que a população também faça sua parte na preservação, no sentimento de pertencimento. Eles têm que entender que os recursos financeiros colocados aqui nesta obra são recursos meus, seus e de todo cidadão que paga os seus impostos. Então, nada mais justo que a população faça a sua parte nos ajudando a preservar esses logradouros públicos que serão entregues”, destacou.

Além disso, Itapery ressaltou também a atuação da gestão municipal, que será responsável pela segurança do local. “A Prefeitura nos sinalizou que a praça contará com segurança 24h, por meio da Guarda Municipal, e ainda fiscalização por parte da Blitz Urbana”, afirmou.

Rua Grande

De acordo com o superintendente do Iphan, as obras da Rua Grande já foram concluídas em quatro das 10 quadras. A expectativa é de que até dezembro outras duas quadras sejam concluídas, atingindo 60% do cronograma ainda em 2018.

Dados

- Valor dos serviços: R$ 31.404.149,059

- Início das obras: 09/10/2017

- Prazo de conclusão: 08/03/2019

Mais

Próximos projetos

Entre os próximos projetos do Iphan para a capital maranhense, Itapary revelou que a previsão é de que outros três sejam divulgados nas próximas semanas. “Assinamos ontem a ordem de serviço de reforma e restauração do Centro Educacional Guaxinduba, que é uma casa de estudantes que fica localizada na Rua de Nazaré. Nós também estamos trabalhando para que, ainda em dezembro, se tudo der certo, assinemos as ordens de serviço da Praça João Lisboa, incluindo o abrigo do Largo do Carmo e a implantação de uma nova praça em frente ao Convento das Mercês, que seria a Praça das Mercês”, contou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.