Estado Econômico

Maranhão é bronze nas Competições Senac de Educação

Torneio aconteceu na cidade de Vitória (ES), de 20 a 23 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Senac)

O presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro da Silva, recebeu o representante do Maranhão nas Competições Senac de Educação, Apolo Campos, que conquistou a medalha de bronze na ocupação “Serviços de Restaurante”, durante o torneio que aconteceu na cidade de Vitória (ES), de 20 a 23 deste mês.
“A minha participação nas Competições Senac de Educação Profissional foi uma oportunidade de mostrar tudo o que eu treinei e aprendi durante a preparação. Descobri também que o trabalho de garçom vai muito além do que as pessoas imaginam, é um conjunto de habilidades e de postura profissional que faz toda a diferença na execução do serviço”, relatou Apolo Campos.
Os representantes do Maranhão que participaram do torneio até hoje são oriundos de cursos contemplados pelo Programa Senac de Gratuidade - que visa garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.
“O nosso competidor teve a oportunidade de mostrar um alto nível de desempenho e, consequentemente, ficar entre os três melhores, sendo um resultado expressivo principalmente pela postura apresentada e pelo nível técnico demonstrado ao longo dos quatro dias de prova”, comentou o instrutor Aldo Martins.
Profissionais que atuam no Restaurante Escola do Senac já passaram também por essa experiência e trazem consigo o desejo de partilhar o que aprenderam com os futuros competidores. “Daqui para frente pretendo me capacitar ainda mais e ajudar o próximo competidor com a experiência e oportunidade que eu tive. Há um sentimento de gratidão por tudo que o Senac me proporcionou e por isso quero retribuir”, ressaltou Apolo Campos.

Feriados de faturamento

A folga prolongada entre o Dia da Proclamação da República e o Dia na Consciência Negra, feriado em algumas regiões do país, rendeu bons resultados para hotéis, pousadas e outros estabelecimentos turísticos em São Luís.
Dados da Rede, empresa de meios de pagamento eletrônicos do Itaú Unibanco, indicam que a cidade teve o segundo maior aumento no faturamento do setor, empatada com João Pessoa: 41%, no comparativo entre 15 e 20 de novembro de 2018 e o mesmo período do ano passado.

Processamento de polpas

“Polpas de Fruta – Oportunidades e Desafios para a Agricultura Familiar” foi tema de um mini curso voltado para agricultores familiares e estudantes de escolas agrícolas da região do Médio Mearim no Maranhão. O evento aconteceu nos municípios de Lago do Junco e Lago da Pedra.
Promovido pela Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), com apoio do Fundo Amazônia, a atividade teve como objetivo mostrar aos participantes as oportunidades de negócios da fruticultura com o foco no aproveitamento e processamento de polpas de frutas da região.

Inadimplentes reincidentes

Pesquisa da CNDL/SPC Brasil revela que 80% dos consumidores negativados em outubro no país já haviam atrasado outras contas nos últimos 12 meses.
Em média, inadimplentes reincidem nos atrasos três meses após não pagarem uma conta. Volume de consumidores que conseguiram sair da lista de devedores cresce 9,5% no acumulado em 12 meses.

Hoteleiros otimistas

Os hoteleiros dos estados do Nordeste foram os que se mostraram mais otimistas em relação ao desempenho de seus negócios no terceiro trimestre do ano. Cerca de 50% projetam aumento do faturamento nos próximos seis meses. Ao mesmo tempo que 66,2% planejam investir nos empreendimentos no mesmo período
A Sondagem Empresarial realizada pelo Ministério do Turismo inclui as varáveis faturamento, número de empregados e gasto do turista no destino.

Oi investe no Maranhão

A Oi investiu mais de R$ 71,5 milhões no Maranhão de janeiro a setembro, o que representa crescimento de 33% em comparação ao igual período de 2017. Implantou 68 novos sites de telefonia móvel e 337 ampliações e modernizações até o terceiro trimestre do ano. Além disso, 640 novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas.

Frase

“Escolher a melhor forma de usar dinheiro do décimo terceiro salário vai depender muito da atual situação de
cada pessoa”

Daniel Eduardo dos Santos
Professor da Educação a Distância da Unicesumar

Varejo

Mais investimentos
Quatro em cada 10 micro e pequenos empresários pretendem investir nos próximos três meses, apontam CNDL/SPC Brasil. Entre os empresários
que irão investir, metade mira aumento das vendas
e 26% destinarão recursos para atender aumento
da demanda.

Correção de aluguel
Os contratos de locação residencial em andamento com aniversário em dezembro e correção pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), deverão ser ter seus valores atualizados em 9,68%. O IGP-M é eleito como um dos principais indicadores para reajustes contratuais por ser divulgado ainda dentro do mês de referência.

Empreendedorismo e Inovação
A diretora da Divisão de Empresas Juniores do Departamento de Empreendedorismo e Inovação (Demi) da (UFMA), Thais Fonseca, é uma das palestrantes da 8ª Semana do Empreendedorismo e da Inovação 2018, que acontece de 3 a 5 de deste mês, no auditório do Cento de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Ela comandará o “Talk com empreendedores da Economia Criativa”. O evento tem o intuito de provocar o debate e a reflexão de como praticar a inovação de valor, que resulte em produtos e processos mais eficientes, através de tecnologias sustentáveis.

Uso do 13º salário
Muita gente se pergunta qual a melhor forma de utilizar o 13º salário. Com o fim do ano chegando, as festividades tradicionais, viagens em família, dívidas, material escolar, entre outros gastos, encabeçam a lista do que fazer. Para o professor de economia da Estácio, Paulo Mibielli, a primeira coisa a fazer é pagar as dívidas, caso esteja muito endividado.

Eleição ABRH/MA
A nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Maranhão (ABRH- MA) foi eleita para o triênio 2019 - 2021. Dentre os oitos membros que compõem o Conselho Deliberativo da Associação, foi eleita como conselheira, a diretora
de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.