Brasileirão

Fluminense ''junta os cacos'' para se manter na elite

Sem vencer há oito partidas e sem conseguir marcar pelo menos um gol nelas, o Tricolor precisa de um empate diante do América

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Luciano, atacante do Fluminense, em treino da equipe para o confronto
Luciano, atacante do Fluminense, em treino da equipe para o confronto (FLUMINENSE TREINO )

Rio de Janeiro - Sem vencer há oito partidas e sem conseguir marcar pelo menos um gol nelas. Tendo o técnico Marcelo Oliveira demitido após ser eliminado da Copa Sul-Americana para o Atlético-PR em uma atuação apática. Com atrasos salariais e correndo risco de rebaixamento. Este é o Fluminense que junta seus cacos para receber o América-MG neste domingo, às 17h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor soma 42 pontos, em 14º lugar, precisando de um simples empate para evitar a degola. O América, embalado pela vitória de 1 a 0 sobre o Bahia, tem 40 pontos e precisa do triunfo. O Coelho também se garantem com empate, desde que a Chapecoense, que tem 41 pontos, seja derrotada pelo São Paulo em Santa Catarina. Derrota também não decretará a queda do Tricolor, desde que Chapecoense ou Vasco, que visita o Ceará, seja derrotado.

O Fluminense vai ser dirigido neste jogo por Fábio Moreno, que é auxiliar na comissão técnica permanente do clube. Cientes de que o momento é complicado os jogadores do Tricolor, que na maioria evitaram gravar entrevistas, convocaram a torcida para apoiar o time. "Nós podemos salvar o Fluminense. Nós jogadores e a torcida. Sei que eles estão chateados, mas nós também estamos. A Sul-Americana acabou, mas o Campeonato Brasileiro não e temos que ganhar do América", convocou o zagueiro Gum, jogador do elenco mais antigo no clube.

Eles esperam um melhor rendimento em campo. "Temos que trabalhar para deixar o Fluminense no lugar que lhe é de direito", disse o volante Jadson.

Em termos de escalação o Fluminense só terá seu time divulgado minutos antes do confronto, porém, sem muito tempo para trabalhar, Fábio Moreno deverá manter a base que vinha atuando com Marcelo Oliveira. Uma ausência certa é o lateral-direito Leo, suspenso por ter sido expulso na derrota de 2 a 0 para o Internacional no Rio Grande do Sul. Igor Julião deverá ser o escolhido para a posição.

Pelo lado do América existe um clima de desconfiança em relação ao jogo, pois entendem que o trio de arbitragem possa acabar beneficiando a equipe de maior tradição. Tanto que dirigentes do Coelho estiveram na sede da CBF. Apesar disso, o técnico Givanildo Oliveira prefere manter foco no jogo.

Para este compromisso o América perdeu o lateral-direito Norberto, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Aderlan assume a vaga. Com dores na coxa esquerda o zagueiro Messias é dúvida e se for vetado, Paulão assume seu lugar. O atacante Aylon, com entorse no tornozelo direito, e o meia Ruy, com dores na coxa direita, foram vetados e ficam de fora mais uma vez.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG). Em um confronto com poucas emoções o empate sem gols acabou sendo o resultado mais justo.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE-RJ X AMÉRICA-MG

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de dezembro de 2018 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)

FLUMINENSE: Júlio César, Igor Julião, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Junior Sornoza e Marco Júnior; Everaldo e Luciano
Técnico: Fábio Moreno

AMÉRICA: João Ricardo, Aderlan, Paulão (Messias), Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Marquinhos, Luan e Rafael Moura
Técnico: Givanildo Oliveira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.