Espetáculo

A Flauta Mágica em noite de encanto em São Luís

A ópera será encenada por alunos de escolas municipais e participação de alunos do Dom Bosco neste sábado (01.12) no Ginásio Prof. Luiz Pinho Rodrigues; espetáculo celebra os 21 anos do projeto Ópera para todos 

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Cena do espetáculo A Flauta Mágica
Cena do espetáculo A Flauta Mágica (Flauta Mágica)

SÃO LUÍS - Uma das últimas obras-primas escritas por Mozart, “A Flauta Mágica” revolucionou a sua época, em 1791 e foi responsável por democratizar entre os vienenses o gênero que até então era restrito à nobreza da época, a ópera. E agora será apresentada de forma popular e aberta ao público neste sábado, às 19h no Ginásio Prof. Luiz Pinho Rodrigues (anexo ao Colégio Dom Bosco), com a promessa de arrebatar com a aventura vivida pelos destemidos Príncipe Tamino e o caçador de pássaros Papagueno que, atendendo aos apelos da Rainha da Noite, farão de tudo para resgatar a princesa Pamina, sequestrada e presa em um castelo. Com belo cenário de época assinado pelo arquiteto Roosevelt Murad, essa versão conta com adaptação e direção geral da educadora Ceres Murad.

No elenco, todos os atores são alunos das turmas de alfabetização das escolas da rede municipal de São Luís - Escola Maria Alice Coutinho, Escola José Sarney e Escola Prof. Luiz Pinho Rodrigues - com participação dos alunos do Colégio Dom Bosco. Porém, mais que atores, essas crianças são profundos conhecedores da ópera A Flauta Mágica, pois foram alfabetizados tendo a ópera como porta de entrada para o amplo desenvolvimento das linguagens oral e escrita, e de habilidades como o desenho, a dança e a música, assim como ao teatro. Essa é a base da metodologia de alfabetização criada pela educadora Ceres Murad em 1997 inicialmente aplicada no Colégio Dom Bosco; e que desde o ano de 2003 passou a ser utilizada também na Escola Comunitária Prof. Luiz Pinho Rodrigues, na Divinéia, com expressivos resultados na alfabetização, além de ser um antídoto contra a evasão escolar, um dos maiores problemas enfrentados pelas escolas públicas brasileiras. Nascia ali a semente do hoje conhecido e premiado projeto intitulado “Ópera para Todos”, que reúne educação e cultura, e que desde 2014 foi estendido também para escolas da rede municipal de São Luís, graças ao patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Projeto
Baseada nas teorias do filósofo alemão Vigotsky; o qual defende que a arte é uma necessidade psicológica dos seres humanos, em especial de transformação de sentimentos; a metodologia criada pela maranhense Ceres Murad foi muito além do propósito de alfabetizar crianças usando textos mais significativos e despertando através da emoção da arte, leitores mais críticos que escrevem com mais sentimento e maior significado. Nesses 21 anos de existência, o Projeto Ópera para Todos é sinônimo também de inclusão social, de empoderamento infantil através da arte e da educação; e de democratização cultural, levando a ópera a novas plateias nos espetáculos anuais gratuitos. Por tudo isso, o projeto foi premiado com a mais alta comenda da área da educação no país, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.

E nada como celebrar esses 21 anos do projeto, encenando a ópera que deu início a tudo - A Flauta Mágica. Sim, foi a arrebatadora obra de Mozart que inaugurou o projeto em 1997 no Dom Bosco e que já foi encenada outras vezes também em 2003 e em 2010. Mas essa quarta versão da ópera traz ainda mais novidades na metodologia de Ceres Murad, que inova mais uma vez ao associar estudos de meta cognição nesse rico processo de alfabetização com uso de ópera:

“É uma imensa felicidade celebramos os 21 anos desse projeto, que a cada ano fica ainda mais rico e que utiliza a ópera como mediadora da aprendizagem com mais significado. Além de estudar a ópera a fundo, os alunos reescrevem a estória, criando textos próprios sobre a ópera. E nesse processo, inovamos ao utilizar também o trabalho de meta cognição - que consiste em compreender o modo do pensar.

Ou seja, convidamos os alunos a pensar sob o ponto de vista das personagens. Isso é ir além do seu pensar, mas avaliar o pensar do outro. Trata-se de um trabalho de pensamento de altíssima sofisticação, e cujos resultados estão registrados em textos maravilhosos, contidos no livro que esses alunos produziram sobre A Flauta Mágica. Ver que educação de qualidade é possível e que a alfabetização com significado é o passaporte e a base para uma futura formação escolar mais consistente para esses alunos das escolas da rede pública, me realiza e me incentiva a continuar, sendo muito grata sempre ao patrocínio da Cemar que torna esse projeto acessível a essas crianças das escolas do município”, resume Ceres Murad.

É assim, unindo inovação, educação e cultura que o Projeto Ópera para Todos chega a sua maioridade. E como já dizia o saudoso poeta Ferreira Gullar “a arte existe, porque a vida não basta”. Quem quiser, portanto, descobrir a força da arte que educa e transforma, e os segredos de Mozart nessa ópera que encanta multidões pelo mundo, basta conferir a apresentação neste sábado de A Flauta Mágica. É emoção garantida! l

SERVIÇO

O quê: A Flauta Mágica

Onde: Praça Maria Aragão (Centro)

Quando: sábado, às 19h

Evento gratuito e classificação livre

PATROCÍNIO: CEMAR, VIA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

APOIO: PREFEITURA DE SÃO LUÍS E GOVERNO DO MA / SECTUR

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.