Agenda

Tema anuncia agenda com futuro governo para frear opositores

Candidato à reeleição na Famem, Cleomar Tema anunciou agenda com o futuro chefe da Casa Civil do Governo de Jair Bolsonaro, Onix Lorezonni, para tratar de reivindicações de prefeitos do MA

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Cleomar Tema quer apresentar pauta de prefeitos a Onix Lorezonni
Cleomar Tema quer apresentar pauta de prefeitos a Onix Lorezonni (Cleomar Tema)

Pressionado por um grupo de prefeitos que trabalha pela alternância no comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o presidente da entidade, Cleomar Tema (PSB), que busca a reeleição para o cargo, anunciou agenda com o futuro ministro-chefe da Casa Civil do Governo Jair Bolsonaro, Oinix Lorezonni.
O anúncio ocorre como uma tentativa de frear a ofensiva de prefeitos insatisfeitos com a gestão do socialista na entidade.
Além da agenda, Tema anunciou a elaboração de uma pauta de reivindicações junto a Miltinho Aragão, Valmira Miranda e Erlânio Xavier, prefeito do município de Igarapé Grande considerado até então o principal opositor da atual gestão.

Agenda
De acordo com Tema, que tratou do assunto em material institucional, a agenda com Onix Lorezonni foi articulada na sua última ida a Brasília, quando participou da discussão pela aprovação de mais 1% do FPM, mudança na lei de licitações e alterações na gestão fiscal.
Ele anunciou que outros 10 prefeitos farão parte da comitiva que irá a Brasília para discutir as demandas dos municípios com a equipe de transição do futuro governo Bolsonaro.
Dentre os assuntos discutidos pelos gestores estão questões voltadas para a Educação, Saúde, quedas nos repasses do FPM diante de benefícios fiscais dados pela União, além dos problemas nos municípios para o cumprimento da política dos resíduos sólidos e dos abatedouros públicos.
Para a Educação, foi proposto um parcelamento administrativo dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), via Advocacia Geral da União (AGU), para que todas as cidades possam receber sem que tenham perdas significativas; além da solicitação ao presidente eleito de implantação do CAQi. (Custo Aluno Qualidade inicial).
Para a Saúde, as demandas são para que a União reveja o valor per capita oferecido ao Maranhão para o custeio das despesas no setor; correção dos valores repassados aos municípios na média e alta complexidade; bem como o TFD (Tratamento Fora de Domicílio). A sugestão a ser apresentada é que tenha uma equiparação no TFD, principalmente nos atendimentos de hemodiálise.

Eleição da Famem

Apesar da intervenção do governador Flávio Dino (PCdoB) na busca de um “consenso” para a disputa da Famem, que ocorrerá em janeiro de 2019, o presidente da entidade, Cleomar Tema (PSB), segue pressionado por um grupo de prefeitos que faz oposição à sua gestão. O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, aliado do senador eleito, Weverton Rocha (PDT), já anunciou candidatura para o pleito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.