Na mira da PF

PF faz operação em Jenipapo dos Vieira por desvio de R$ 92 milhões

Operação Hybris teve como alvo residências e bens de ex-prefeitos do município, após a investigação de um esquema de desvio de dinheiro público feito de 2005 até 2013; foram apreendidos carros e sequestro judicial de 62 imóveis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
PF apreendou veículos que pertenciam a investigados de participação no esquema de desvio de verba pública
PF apreendou veículos que pertenciam a investigados de participação no esquema de desvio de verba pública (Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã de ontem no município de Jenipapo dos Vieira uma operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro praticado por ex-prefeitos da cidade no período de 2005 a 2013.
Identificada como Operação Hybris, a ação reprimiu crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As residências dos ex-prefeitos Gean Carlos e Gustavo Albuquerque, e de uma ex-secretária municipal, foram alvo de busca e apreensão. Foram apreendidas quatro caminhonetes de luxo, duas motos e duas armas de fogo sem registro.
As investigações foram iniciadas no ano de 2012 e culminaram com a identificação de um esquema criminoso que se apropriou de recursos públicos por meio de fraude em licitações e sua posterior ocultação com a compra de vasta quantidade de imóveis no interior do Estado do Maranhão, distribuindo-os entre familiares de ex-prefeito do município.
O grupo criminoso atuava desde 2005 dissimulando os desvios de verbas públicas destinadas aos fundos de participação municipal, saúde e educação por meio da contratação de empresas familiares que operacionalizavam as ações, que aconteciam principalmente com o saque em espécie de milhões de reais.

Prejuízo
O prejuízo aos cofres públicos, segundo levantamentos preliminares, gira em torno de R$ 92 milhões de reais. Vale lembrar que Jenipapo dos Vieiras apresentou-se como a terceira cidade com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do Maranhão no ano 2010. Jenipapo dos Vieiras ocupa a 5541ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros.
A Polícia Federal cumpriu 11 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de São Luis, Jenipapo dos Vieiras e Cedral e, conseguiu a determinação do sequestro judicial de 62 imóveis que estão em nome dos investigados. A operação contou com a participação de 60 Policiais Federais desta Superintendência Regional do Maranhão.
O nome Hybris da operação vem de Aristóteles, que definia a humilhação de pessoas pelo mero descaso, independente de causa ou qualquer coisa que tenha acontecido ou que elas tenham feito. Hybris não é o acerto de contas por erros cometidos – isso é vingança. Hybris é o descaso que alguém tem pelos outros, ou pelos deuses, quando acha que pode fazer tudo que quiser.
Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas máximas podem alcançar 22 anos de prisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.