Sebrae

Seminário discute Sabor de Negócios

O evento irá debater tendências para o setor de alimentos e bebidas na Região Metropolitana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

A prestação de serviços turísticos de qualidade é essencial para assegurar a satisfação do turista e garantir que as empresas se destaquem no mercado. Dentre os serviços turísticos, encontra-se o ramo da alimentação. Nesse sentido, as tendências no setor de alimentos e bebidas serão destaque da primeira edição do Seminário Sabor de Negócios. O evento é uma realização do Sebrae no Maranhão e acontece nos dias 29 e 30 de novembro, das 15 às 22 horas, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico: sistema.ma.sebrae.com.br

O objetivo da ação é fortalecer conexões na cadeia produtiva de Alimentos e Bebidas, estimular reflexões estratégicas sobre os rumos do setor e promover negócios. A previsão é que 3.000 pessoas passem pelo local nos dois dias do evento. O seminário concentrará uma série de atividades de estímulo à cultura empreendedora.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, informa que a ideia é promover o diálogo e aproximar os segmentos para impulsionar o mercado. “A proposta do Sabor de Negócios é propagar, entre empreendedores do setor, informações sobre temas relevantes que contribuam para melhorar os resultados dos seus negócios, a partir do olhar do mercado e da integração entre os diversos elos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, que impactam diretamente no turismo”, destacou João Martins.

A ação é desenvolvida de forma conjunta pelos projetos: Gestão na Produção de Alimentos e Bebidas na Região Metropolitana de São Luís, Cadeia de Valor do Turismo na Região Metropolitana de São Luís, Encadeamento Produtivo Transformadores de Farinha, Negócios Sobre Rodas na Região Metropolitana de São Luís, Fortalecimento da Economia Criativa da Região Metropolitana de São Luís e Soluções Tecnológicas em Energia. Todos coordenados pela Unidade Regional do Sebrae em São Luís.

“Estamos trabalhando de forma interligada, para unir em um mesmo evento os empreendedores da indústria, comércio e serviços da cadeia de alimentos e bebidas, para discutir ações e formas de estimular o setor”, disse a gerente regional do Sebrae em São Luís, Marise Abdalla.

Na programação acontecem 28 ações entre palestras, oficinas, seminário, painéis e encontro de negócios, além da exposição de empresas e fornecedores do segmento de alimentos e bebidas e exposição de parceiros.

O evento trará profissionais de renome nacional para ministrar palestras e oficinas, entre os destaques estão: Chef Rodrigo Paz - Está à frente do projeto Comida de Rua; Rogério Shimura - É proprietário da Levain Escola de Panificação e Confeitaria (inaugurada em 2013) e das padarias Shimura Pães e Doces, localizadas nos Shoppings Pátio Paulista (2015) e Cidade São Paulo (2016); Beatriz Branco, a food designer e designer de produtos; Paulo Machado, Mestre em Hospitalidade, Chef do Instituto de Pesquisas e apresentador no canal Youtube: Comitiva e sabores.

A estrutura do evento será constituída de ambientes destinados à apresentação de empresas, encontros de negócios, e soluções prontas para o mercado e capacitação, trazendo espaços temáticos como Espaço de Credenciamento, Espaço do Conhecimento, Espaço Sustentabilidade, Espaço Encontro de Negócios, Espaço Expositores (Parceiros/Fornecedores) e Praça de Alimentação.

Um mercado crescente

Segundo dados da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), o estado possui 3.200 indústrias alimentícias contabilizadas no cadastro de empresas ativas do órgão. Desse total, a capital maranhense fica com a maior fatia da Região Metropolitana, com 740 empreendimentos do ramo.

A expansão da indústria de alimentos no Maranhão, o aumento de investimentos e o bom desempenho do setor são comprovados pelos dados divulgados no balanço da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA). Segundo a Associação, dentre as indústrias de transformação, a de alimentos e bebidas é a maior, com 614,3 bilhões e 1,6 milhão de funcionários. Apenas o segmento de polpas de frutas, sorveterias, panificadoras e de envasamento de bebidas, contam mais de sete mil empresas.

Outras ações

Sebrae no Maranhão já realizou três Festivais Gastronômicos no Maranhão nos últimos quatro anos. Em outubro de 2015, a instituição organizou o festival pioneiro, com tema Sabores do Pescado, que serviu como uma experiência piloto e contou com a participação de 20 restaurantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara. O evento envolveu, ainda, os piscicultores atendidos pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís e que forneceram o pescado utilizado na preparação dos pratos.

O segundo Festival Gastronômico, com o tema Delícias do Mar, foi organizado em 2017, com coordenação da diretoria executiva do Sebrae no Maranhão, por meio do diretor superintendente João Martins e executado pelas Unidades Regionais do Sebrae em São Luís e Pinheiro, com apoio de parceiros institucionais, envolvendo 47 restaurantes dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, raposa, Alcântara, Bequimão, Cedral, Cururupu e Porto Rico do Maranhão.

O terceiro festival foi em setembro de 2018, o Festival Gastronômico Sabores de Imperatriz. Promovido pelo Sebrae Maranhão e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), o objetivo foi fortalecer a identidade gastronômica local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.