Recursos humanos

Congresso de RH debate gestão de pessoas na empresa

Profissionais de Gestão de Pessoas que atuam no Estado participam do evento, iniciado ontem

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

São Luís – Com o tema “Gestão de Pessoas em um Mundo Exponencial”, a Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Maranhão (ABRH-MA) realizou ontem o primeiro dia do X Congresso Maranhense de Recursos Humanos. Profissionais da Gestão de Pessoas de diversas empresas que atuam no Estado participaram do evento, que teve palestras e se estende até esta quinta-feira, dia 29.

“Esse congresso tem a finalidade de contribuir, por meio de palestras e exemplos, com a prática de Recursos Humanos cada vez mais eficiente, em uma sociedade que se transforma com tanta velocidade numa era digital. Além disso, vamos debater a questão do preconceito dentro das organizações, que é um desafio imposto, atualmente, para cada profissional da Gestão de Pessoas”, afirmou Edilson Lira presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Maranhão (ABRH-MA).

Gerente de Recursos Humanos do Grupo Mirante, Danielle Beckman, esteve presente no congresso, acompanhada de outras funcionárias do setor, e falou da importância desse tipo de evento, no que se refere a “reciclagem” profissional. “São palestras essenciais e necessárias para o aprendizado profissional. Todo o conhecimento é válido. Temos também a oportunidade de interagir com outros profissionais da Gestão de Pessoas e obter novas formas de atuação profissional”, relatou Beckmann. Danielle também dos desafios que os profissionais enfrentam no dia a dia. “Temos que sempre buscar o engajamento dos profissionais que atuam na organização. Se o funcionário não estiver satisfeito isso reflete na produtividade geral da empresa. O RH tem que cada vez ser mais humanizado, mostrar para os profissionais que o trabalho de cada um deles é importante para o sucesso da organização”, concluiu Beckman.

Durante reportagem, O Estado constatou que as empresas participantes do congresso, como a Alumar, por exemplo e entre outras, expuseram seus produtos, para os profissionais presentes. Ontem, os temas abordados no congresso foram: “Gestão de Pessoas em um Mundo Exponencial” Seus impactos nas organizações e nas pessoas; “Impactos e Benefícios do E-Social (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) e suas Conexões”; “Gestão de Conflitos nas Organizações: O desafio do RH de mediar conflito, respeitando as individualidades e a liberdade do pensamento” e “Desafios da Liderança em um Mundo cada vez mais Exponencial”.

Hoje, o congresso começará às 14h e fecha com o Prêmio Ser Humano da ABRH-MA 2018. Os temas que serão ministrados durante o evento serão: “Desenvolvimento de Líderes Influenciadores de Propósito e Engajamento”, “Tendências de Remuneração e Benefícios neste Cenário de Transformação Digital” e “O Desafio do RH de Transformar a Cultura Organizacional para o Novo Mindest Exponencial”.

O que é Recursos Humanos?

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla RH. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Fonte: rhportal.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.