COLUNA

O que faltou?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

A ação criminosa em Bacabal demonstra que o sistema de Segurança Pública do Maranhão não está tão organizado como a gestão estadual tenta passar. O episódio demonstrou que faltou o setor de “inteligência” e também contingente em um município que tem uma seguradora que distribuiu dinheiro para vários municípios do estado.
O governo tenta parecer que a ação foi de “um bando de fora do Maranhão” que atuou como se esta justificativa “justificasse” a ação dos bandidos. Ora, por mais que o bando não fosse todo do estado, ainda assim, eles conseguiram burlar a inteligência da polícia e montar um esquema que resultou no impedimento da ação da Polícia Militar.
E como o bando conseguiu isso? Simplesmente, como argumentou o Sindicato dos Policiais Civis, por falta de investimento do poder público na polícia judiciária. Há, pelo menos, dois anos a entidade vem reclamando da falta de investimento na Polícia Civil, logo, é de conhecimento público essa situação. Torna-se notório agora a carência de investimento também na Polícia Militar, em especial, no segmento que combate assalto a banco, que faz parte de um recém-criado Batalhão de Operações Especiais (Bope), que age com estrutura deficiente.
A ação pesada ocorrida em Bacabal expôs que a operação especial da PM não tem estrutura suficiente para combater uma grande organização criminosa, seja ela daqui ou de outro estado.
O que se viu foi a ação heroica de policiais, na tentativa de sobreviver e de evitar tragédia maior numa cidade sitiada por uma quadrilha fortemente armada.
Espera-se agora que o poderoso cerco policial aos assaltantes resulte em prisões e resgate dos milhões surrupiados dos cofres do BB. Quanto à vida do inocente morto na troca de tiros com os bandidos e o medo que ficou na população de Bacabal, para isso não há solução.

Sem força
O chamado Bope do Maranhão não tem a força que o filme “Tropa de elite” remete. Sem equipamentos adequados, pouco contingente policial e puco armamento, os policiais fazem milagre pelo batalhão.
O Bope no estado é formado pelos grupos chamados Coe, Cate, Cosar e Rotam. Destes, existem de fato somente três, já que o Cate foi uma idealização sem sucesso do coronel Pereira, que deixou o comando da PM para tentar ser deputado estadual.
Os demais grupos trabalham na base do esforço: contingente pequeno, sem diárias certas e com equipamentos reduzidos.

Sem festa, por favor!
Mas, mesmo com toda restrição de condições necessárias de trabalho, o policiamento especial conseguiu reagir ao ataque do bando em Bacabal.
Não expulsaram como disse o secretário de Segurança, Jefferson Portela. Mas combateram dentro do que foi possível.
O fato é que o episódio de Bacabal poderá servir para que o sistema de segurança repense a importância do combate ao assalto a banco e que as polícias são necessárias para evitar tanto pânico.

Críticas
O deputado estadual César Pires (PV) criticou ontem as forças de segurança do Governo do Maranhão após o episódio dos ataques à agência bancária e a veículos na cidade de Bacabal.
Para Pires, “a melhor estratégia é aquela que não se usa apenas a força”, citando que faltou sistema de inteligência mais eficaz para evitar o ataque.
O Sinpol do Maranhão emitiu nota mostrando que o parlamentar não fala sem propriedade. A Polícia Civil sofre com o descaso do Governo do Estado.

Sem explicação
O atual líder do Governo na Assembleia, Rogério Cafeteira (DEM), se complicou ao tentar explicar ontem, em entrevista a emissora de TV local, sobre a origem dos saques promovidos no Fundo de Aposentadoria dos Servidores Estaduais (Fepa).
Durante a fala, o deputado - que estava sendo entrevistado ao vivo - pediu para suspender a entrevista e reformular a resposta.
“Vamos gravar de novo”, disse Cafeteira. Ao ser alertado que estava ao vivo, o parlamentar não escondeu o desconforto e pediu desculpas.

Vitória
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), conseguiu vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em processo que pedia a cassação do diploma do comunista.
Por 6 votos a zero, a Corte eleitoral considerou inválidas as acusações contra o prefeito de Paço do Lumiar afastando assim a possibilidade de cassação do mandato do gestor.
Relembrando os tempos de parlamento, Dutra disse que ação foi uma tentativa de tirar o mandato dele no “tapetão” e que não conseguiu “vencer a democracia”

Posse
Ocorrerá hoje a posse do prefeito eleito de Bacabal, Edson Brandão (PSC). Devido a ação criminosa na cidade, a Justiça Eleitoral adiou a posse.
Pela programação, às 16h Edson Brandão será diplomado no Fórum Eleitoral e às 18h tomará posse na Câmara Municipal da cidade.
Brandão foi eleito em eleição suplementar que ocorreu no dia 28 de outubro, dia do segundo turno da eleição presidencial.

DE OLHO

R$ 5 milhões é o orçamento previsto para a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís. Vereadores prometem mudar este valor para mais para que investimentos sejam feitos na área na capital maranhense.

E MAIS

• Líder do governo, Rogério Cafeteira também tentou isentar o Governo de culpa dos ataques em Bacabal.

• Para o deputado, o “estado do Maranhão não está isento da situação de violência que atravessa o país”. As propagandas dizem diferente.

• Já o governador Dino usou mais uma vez as redes sociais para chamar de “sem noção” o discurso de quem criticou o Governo sobre os ataques em Bacabal. Dino chegou a perguntar em “qual estado brasileiro não há assaltos a bancos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.