Prêmio

Projeto comunitário maranhense indicado a prêmio da Biblioteca Comunitária da Residência 05

“Bibliocicleta: Posso Fazer uma Leitura?”, da Biblioteca Comunitária da Residência 05 é um dos indicados ao 3º Prêmio IPL - Retratos da Leitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Bicicleta comunitária a bordo de bicicleta
Bicicleta comunitária a bordo de bicicleta (Projeto )

SÃO LUÍS - O projeto “Bibliocicleta: Posso Fazer uma Leitura?”, da Biblioteca Comunitária da Residência 05, foi indicado à final do 3º Prêmio IPL - Retratos da Leitura, que busca dar destaque a iniciativas em diversas áreas em torno do livro e do incentivo à leitura no Brasil. Este ano, inscreveram-se 150 projeto de 24 estados e somente 41 foram selecionados para a etapa final do prêmio, onde serão premiados três projetos em quatro categorias diferentes. A premiação acontecerá no dia 10 de dezembro em São Paulo, e reunirá vencedores, especialistas e representantes das entidades do livro.

“Nunca havia sido indicado um projeto maranhense e vale ressaltar que este é um dos mais importantes prêmios do Brasil para uma Biblioteca”, destaca Layo Bulhão, voluntário e residente da Biblioteca.
Foram inscritos mais de 150 projetos de 24 estados e somente 10 foram selecionados na categoria biblioteca.

A Comissão de Avaliadores que selecionou os finalistas foi formada por especialistas representando as categorias do Prêmio: Bibliotecas - Adriana Cybele Ferrari, vice-presidente da FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições; Patrícia Diaz, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa CEDAC; Sandra Mendrano, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC; Cadeia produtiva - Pamela Dietrich R. Unterberger, Editora FTD; Vera Esaú, gerente de relacionamento da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Mídias - Leonardo Neto, editor do Publishnews; Manuel da Costa Pinto, jornalista da Folha de S.Paulo. OSCs - José Alves, do Núcleo Tecnologia na Educação do CENPEC; Iracema Nascimento, consultora da Rede LEQT.

Projeto
A Biblioteca da Residência 05 fica n Cidade Olímpica, periferia de São Luís. Surgiu há três anos, a partir da necessidade da própria comunidade e funciona por meio de voluntariado. O nome foi escolhido pelo fato curioso dela funcionar dentro de uma casa, ou seja, a Biblioteca Comunitária da Residência 05 é uma casa aberta à comunidade e todos podem se reunir para fazer oficinas, trabalhos, receberem uma leitura ou levar um livro emprestado.

A Residência 05 é integrante da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias que, atualmente, tem 114 bibliotecas em todo o país. As pessoas podem colaborar com o projeto a partir de doações de livros e equipamentos ou serem financiadores como sócio-amigo da biblioteca. A Plataforma Pro Livro é uma ferramenta para orientar e acolher a inscrição de projetos para o Prêmio IPL - Retratos da Leitura, e para divulgar e qualificar os projetos premiados. Busca oferecer um mapeamento de ações de promoção da leitura e formação leitora desenvolvidas em todo o país, pelo governo ou pela sociedade civil, para valorizar, divulgar e possibilitar o acesso e o intercâmbio de experiências, estudos e ideias.

A categoria com o maior número de inscrições na edição de 2018 do Prêmio IPL foi também a que recebeu um finalista a mais do que as outras categorias. Mesmo assim, segundo os avaliadores, foi muito difícil ficar somente com 11, e deixar projetos inspiradores e de muita qualidade de fora. Na lista, há bibliotecas públicas ou comunitárias do Norte, do Nordeste e do Sudeste do país, que realizam trabalhos inspiradores e importantes para as comunidades em que estão inseridas. O grande destaque dos projetos selecionados está na reinvenção desses espaços e das atividades que são oferecidas nas bibliotecas, pois elas conseguem fazer as pessoas se aproximarem cada vez mais deles e dos livros. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.