Descaso

Obra de escola é esquecida, no Residencial Ribeira

Para estudar, crianças e adolescentes precisam se deslocar para unidades de ensino de bairros vizinhos; espaço construído está repleto de lixo, entulhos e as paredes erguidas estão rachando

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Destinada para o aprendizado de crianças e jovens que moram no Residencial Ribeira, no bairro Maracanã, na zona rural de São Luís, uma escola da Rede Municipal de Educação está com as obras abandonadas. Ontem, O Estado teve acesso à área interna do imóvel e constatou que o local está repleto de lixo, entulhos, as paredes erguidas estão rachando, não há placa informativa sobre o valor que já foi investido e a data de conclusão.

De acordo com moradores do Residencial Ribeira, a construção da unidade de ensino se arrasta por aproximadamente três anos. “Eu moro aqui no Ribeira há três anos, desde que iniciaram as obras dessa escola, mas não concluíram. Por causa disso, crianças e jovens têm de estudar em unidades de ensino de bairros vizinhos, como Vila Esperança, Maracujá, Vila Sarney, entre outros. O meu filho menor estuda na única escola que tem aqui no Ribeira, mas é muito pequena e não comporta a demanda. Essa construção virou depósito de lixo”, explicou a manicure Casandra Melo.

O cabeleireiro Valean Costa, de 29 anos, disse que se a escola estivesse em funcionamento seria um incentivo para as pessoas que não terminaram os estudos. “Acredito que essa unidade de ensino seria para crianças, jovens e também adultos, até porque o espaço é grande. Muita gente no Ribeiro tem vontade de voltar a estudar, mas não tem nenhuma escola perto. Nem todos têm condições de pagar passagens todos os dias. Nós moradores do Residencial Ribeira não temos acesso à Educação. A nossa área é abandonada, esquecida. Enquanto a escola não construída, o espaço é utilizado para descarte de lixo, esconderijo ideal e outras coisas”, disparou. “Preferi fazer um esforço e pagar uma escola para meu filho estudar, porque se for depender das escolas públicas de São Luís… É um absurdo as obras dessa unidade de ensino ter sido abandonada. Seria ideal aqui no Residencial Ribeira. Não temos acesso à Educação”, relatou a balconista Paola Ferreira, de 39 anos.

Sobre a questão, O Estado fez contato com a Prefeitura de São Luís para obter um posicionamento, mas até o fechamento desta edição, nenhuma resposta foi obtida.

Residencial Ribeira
Com três mil unidades, o Residencial Ribeira foi entregue à população no dia 22 de maio de 2015, relativas às etapas I, II, III, V, VI, VII e VIII. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega das residências do Programa Minha Casa Minha Vida. Localizado no bairro Ribeira, o empreendimento é composto por nove etapas, sendo 1.408 apartamentos, distribuídos em 88 blocos de quatro pavimentos e quatro unidades por andar.

Território demarcado
Criminosos continuam demarcando território no Residencial Ribeira. Fachadas de casas e prédios estão pichadas com mensagens de supostos integrantes de facção. “Proibido roubar sujeito a pena de morte”, alertava um desses textos, bem na entrada do conjunto habitacional do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. O mesmo caso foi noticiado por O Estado no dia 23 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.