Adiamento

Adiado o julgamento de matadores do prefeito Bertin

Poder Judiciário de Itapecuru-Mirim acatou o pedido da defesa dos réus que pediu mais prazo e remarcou o Juri Popular para o dia 10 do mês de dezembro

Ismael Araújo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Sessão ainda foi instalada, mas o julgamento do adiado para o dia 10 de dezembro
Sessão ainda foi instalada, mas o julgamento do adiado para o dia 10 de dezembro (Juri)

ITAPECURU-MIRIM - O Poder Judiciário adiou para o dia 10 de dezembro deste ano o julgamento dos policiais militares José Evangelista Duarte Santos, Benedito Manoel Martins Serrão e Raimundo Nonato Gomes Salgado. Eles seriam julgados pelo assassinato do prefeito de Presidente Vargas, Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o Bertin; e tentativa de homicídio contra Pedro Pereira de Albuquerque, o Pedro Pote, crimes ocorridos no dia 6 de março de 2007, no povoado Cigana, em Itapecuru-Mirim.

A magistrada Mirela Freitas, titular da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, adiou o júri, que seria realizado na sede da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim, acatando o pedido dos advogados da defesa. Os advogados pediram mais tempos para analisar o processo que têm mais de três mil laudas e ainda solicitaram a intimação de mais testemunhas.

O processo está tramitando na 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim. De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), os réus praticaram o crime a mando de terceiros, que tinham o interesse em se beneficiarem de esquema de corrupção existente no município de Presidente Vargas. O crime foi motivado em razão do controle político de Presidente Vargas e do uso indevido de dinheiro público.

O MP também denunciou que com a morte de Bertin os mandantes seriam beneficiados. Após o assassinato, o presidente da Câmara de Vereadores assumiria a gestão da cidade e colocaria em prática um esquema de corrupção. Após a análise da denúncia, o Poder Judiciário de Itapecuru decidiu, diante da existência de materialidade e indícios suficientes de autoria do crime, pronunciar os três executores para serem julgados pelo Júri Popular.

Ação criminosa

Consta no inquérito policial e na denúncia do Ministério Público que, por volta das 22h45 do dia 6 de março de 2007, no povoado Cigana, zona rural de Itapecuru-Mirim, Bertin e Pedro Pote, que estavam em um veículo S-10 de placas HPI-4779, foram parados por outro carro, no qual estavam os criminosos.

Os criminosos trancaram a caminhonete que era conduzida por Bertin, obrigando-o a parar. Em seguida, eles mataram o prefeito com um tiro na cabeça e ainda travaram uma luta corporal com Pedro Pote, que foi esfaqueado no abdômen e na cabeça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.