Crise

Flávio Dino finaliza primeiro mandato em meio a crise institucional

Aumento da dívida pública junto ao Tesouro Nacional, rombo na Previdência Estadual e discussão sobre o 13º salário de servidores são alguns dos problemas na gestão comunista

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Flávio Dino é o governador do Maranhão
Flávio Dino é o governador do Maranhão (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) encerra o seu primeiro mandato em meio a uma crise institucional instalada na estrutura do Executivo.

Além do aumento da dívida pública do Estado junto ao Tesouro Nacional, ele enfrenta graves denúncias em decorrência de saques efetuados no fundo da Previdência e em relação à capacidade do Estado para quitar o 13º dos servidores públicos.

A aumento da dívida junto ao Tesouro Nacional ao Sistema Financeiro Nacional, do Banco Central (BC), da ordem de 40%, foi apontado no mês passado pelo BC.

Somente na atual gestão o comunista conseguiu ampliar em mais de R$ 1,4 bilhões o endividamento do estado.

O aumento da dívida tem como reflexo direto a ampliação da crise econômica e financeira do estado.

Outro problema enfrentado por Flávio Dino no fim do primeiro mandato diz respeito ao rombo, denunciado pela oposição, na Previdência Estadual.

No mês de julho deste ano, a bancada de oposição denunciou saques de mais de R$ 1 bilhão do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) órgão administrado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

O montante estava investido em aplicações financeiras e rendia, até 2017, mais de uma centena de milhões de reais anualmente.

Flávio Dino jamais explicou os vultuosos saques do fundo.

Outro problema que aumenta a crise institucional no Executivo, também ligado à Previdência, diz respeito à discussão do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas.

O tema chegou a ser abordado pela imprensa nacional. Flávio Dino se manifestou na ocasião e negou qualquer impasse para o pagamento dos servidores.

Até o momento, contudo, não confirmou a data para que os aposentados e pensionistas recebam os benefícios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.