Americana

Sapato que deputada usou em campanha vai para exposição nos EUA

Alexandria Ocasio-Cortez, de 29 anos, tornou-se a mais jovem parlamentar eleita na história dos Estados Unidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Sapatos usados pela deputada eleita por Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez
Sapatos usados pela deputada eleita por Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez (Reprodução)

NOVA YORK - O primeiro par de sapatos usados pela deputada eleita por Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, durante a campanha em que ela garantiu sua vaga na Câmara dos Representantes irá para uma exposição. Aos 29 anos, ela se tornou a mais jovem parlamentar eleita na história dos Estados Unidos.

O calçado fará parte da mostra "Women Empoered: Fashions from the Frontline" (em tradução livre: “Mulheres empoderadas: modas da linha de frente”), que começará em 6 de dezembro, no Human Ecology Building, em Nova York.

A exposição da Cornell Costume Collection mostra como artistas, atletas, cientistas, entre outras, usaram estrategicamente peças do vestuário para conquistar seus objetivos e contribuir para a valorização feminina.

O par de sapatos está todo desgastado e tem buracos na sola. A integrante da ala esquerda do Partido Democrata atribuiu seu bom desempenho nas urnas à campanha que ela fez nas ruas, batendo de porta em porta.

"Nunca esqueça o trabalho duro que nos trouxe até aqui", afirmou Alexandria no Twitter, em um post com a foto do par de sapatos, que ela publicou no dia da eleição.

"Estes sapatos representam o trabalho duro, dedicação, determinação e compromisso da mulher mais jovem já eleita para o Congresso", afirmou a Cornell Costume Collection.

Recorde feminino nas eleições

Em novembro, um número recorde de candidatas foi eleito para o Congresso Nacional dos Estados Unidos - quase dois anos depois que mulheres se espalharam pelas ruas de cidades em várias regiões do país para protestar contra a posse do presidente Donald Trump. Somados os resultados, Câmara e Senado terão mais de 100 mulheres congressistas.

A Associated Press informou que 237 candidatas concorreram às vagas de deputadas nessas eleições de meio de mandato. Dessas, 92 mulheres tinham sido eleitas para a Câmara, superando o recorde anterior de 84, de acordo com o "The Guardian".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.