Ruptura do programa

Presidente Díaz-Canel recebe médicos cubanos que deixaram Brasil

Havana decidiu se retirar do Mais Médicos em reação contra as críticas aos programa feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

HAVANA - O presidente Miguel Díaz-Canel recebeu na sexta-feira (23) no aeroporto internacional José Martí, em Havana, os primeiros médicos cubanos que deixaram o Brasil por causa da ruptura com o programa Mais Médicos. O voo com os profissionais deixou Brasília nesta madrugada.

Trata-se do primeiro grupo dos mais de 8.300 cubanos que devem deixar o Brasil até 10 de dezembro, depois que Havana decidiu se retirar do acordo mantido pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) há cinco anos com o Brasil, em reação contra as críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro.

"Nas primeiras horas de sexta-feira começam a chegar à Pátria os apóstolos da saúde cubana que são #MasQueMedicos. Nossa homenagem aos homens e mulheres que fizeram história no Brasil. Bem-vindos em casa", tuitou Díaz-Canel.

O voo da Cubana de Aviación, um IL-96-300 de fabricação russa, aterrissou em Havana às 5h15 locais (8h15 em Brasília) depois de um trajeto de quase sete horas de voo.

Os 200 médicos de jaleco branco e levando bandeiras dos dois países também foram recebidos por outros dirigentes, segundo relatou o jornal "Juventud Rebelde".

"Voltamos hoje, e assim farão nossos colegas, com toda honra e dignidade do mundo. Nunca permitiremos ameaças, nem que questionem o humanismo e o profissionalismo com que atendemos nossos pacientes brasileiros", disse um dos médicos ao "Juventud Rebelde", ao desembarcar.

Médicos no exterior

Bolsonaro condicionou a permanência dos médicos a uma revalidação de seu diploma e a contratos individuais com o governo brasileiro, que lhes permitissem receber o salário integral. A liberdade para trazerem suas famílias para o Brasil também foi uma condição do governo brasileiro que acaba de ser eleito.

Cuba paga a seus médicos no exterior 30% do que recebem por seu trabalho, mantém seu posto de trabalho e salário na Ilha e dedica o restante dos recursos ao orçamento público, sobretudo, para o apoio de um sistema de saúde gratuito e universal para seus cidadãos.

A exportação de mão de obra profissional é a primeira atividade da economia cubana, que proporcionou mais de 10 bilhões de dólares anuais ao orçamento estatal. Esse montante baixou consideravelmente nos últimos anos, porém, devido à crise da Venezuela, onde trabalham milhares de médicos cubanos.

Desde que a decisão de Cuba foi anunciada, há uma semana, a imprensa local faz uma intensa campanha sobre o tema com fortes acusações contra Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.