EVENTO

Movimento “Combustível Legal” será tema de Workshop em SL

Evento promoverá discussão acerca de irregularidades no ramo; momento tem como público-alvo, além de gestores, a população; inscrições até dia 30

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Leopoldo Santos, presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis
Leopoldo Santos, presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis (Leopoldo)

SÃO LUÍS – O I Workshop de Combustíveis do Maranhão, uma promoção do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis – MA) e da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), será realizado no próximo dia 30, no Rio Poty Hotel, em São Luís. Durante o evento, variadas pautas que competem ao setor serão debatidas, dentre as quais o Movimento “Combustível Legal” será a principal, elencando as várias irregularidades que contornam a cadeia de combustíveis.

O evento, em sua primeira edição, tem como objetivo reforçar a importância de um pleno funcionamento no ramo, a fim de garantir benefícios não só aos gestores de postos de combustíveis, mas, também, aos consumidores que, ao final, são os principais afetados numa relação mútua, entre o produto e seu comprador. De tal maneira, o Workshop tem como público-alvo, ainda, a população consumidora. Inscrições podem ser realizadas pelo site do sindicato, ou presencialmente, no local do evento.

“É um grande momento para alinhar os deveres, direitos e outros pontos, como irregularidades, com as quais tem pretendido combater o Movimento Combustível Legal, que foca na legalidade do setor, para condicionar um ambiente saudável, à medida que ainda existem práticas ilegais na cadeia de combustíveis”, frisou o presidente do Sindcombustíveis, Leopoldo Santos.

Atualidade

Produtora do maior Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado, a cadeia de combustíveis no Maranhão, assim como no Brasil, tem passado por diversos percalços nos últimos três anos – mesmo período que dura a crise econômica no país. Em São Luís e Região Metropolitana, por exemplo, dos cerca de 200 postos existentes, 30, em média, cederam à recessão e tiveram de ser fechados.

“O fechamento dos postos se deu devido à crise, quando o consumo reduziu em torno de 25% a 30%, ou seja, uma realidade que se deve também à má gestão, ao desempenho. Nesse cenário, o Workshop traz debate acerca da forma de gestão dos postos, de estratégias para sobressair desse trajeto para o qual tem caminhado os postos no estado”, declarou o presidente do Sindcombustíveis.

Além desta problemática, que caminha junto à concorrência pela quantidade de postos na Grande Ilha, pontos debatidos pelo Movimento “Combustível Legal”, como práticas ilegais (fraudes, sonegação de impostos) também serão abordados. Especialistas de renome estarão presentes para discutir acerca de estratégias federais que podem afetar o ciclo do combustível no país.

Uma das palestras, que tratará a reforma trabalhista, será ministrada pelo advogado especializado em direito sindical internacional, coordenador jurídico-trabalhista do Minaspetro e da Fecombustíveis e defensor público do Estado de Minas Gerais, Klaiston Soares de Miranda Ferreira. De acordo com as perspectivas advindas com a eleição presidencial, e o novo estadista do Brasil, o setor de combustíveis poderá ser afetado, além de outras possíveis alterações.

Caso tais possíveis modificações, impostas pelo Governo Federal, tenham que ser tomadas no futuro, o evento também traz, para os gestores de postos, palestra voltada à liderança no serviço, a partir das vendas, com o professor e facilitador atuante no setor de combustíveis há mais de 20 anos, Marcelo Borja, que possui pós-graduação em gestão de pessoas pela FGV, em São Paulo.

Ainda com foco político-econômico futuro, outro palestrante que debaterá acerca das perspectivas da cadeia de combustíveis para o governo Bolsonaro (PSL), é o economista, professor, colunista da revista Veja e ex-ministro da fazenda, no governo do ex-presidente José Sarney, Maílson da Nóbrega.

Saiba mais

Movimento “Combustível Legal”

O Movimento Combustível Legal surgiu para combater a fraude, a sonegação e diversas outras irregularidades que ocorrem ao longo da cadeia de combustíveis. Uma minoria de empresários mal-intencionados utilizam destas irregularidades como modelo de negócio, prejudicando seus concorrentes de mercado e os consumidores.

Programação

9h Abertura
10h Apresentação do Movimento Combustível Legal

11h Debate sobre o Movimento Combustível Legal
Participação: ANP, PROCON, SEFAZ, INMETRO
Mediação: Fecombustíveis / Sindcombustíveis-MA

12h30 Intervalo para o Almoço

14h Palestra “A Reforma Trabalhista”, com Klaiston Soares de Miranda Ferreira (Advogado especializado em direito sindical internacional, coordenador do jurídico-trabalhista do Minaspetro e da Fecombustíveis e defensor público do Estado de Minas Gerais).

15h30 Palestra – “Liderança em Postos de Serviços com Foco em Vendas”, com Marcelo Borja (graduado em ciência da informação pela Puc Campinas, pós-graduado em gestão de pessoas pela FGV São Paulo, MBA em administração de empresas pela Universidade Mackenzie Campinas, professor, facilitador atuando no setor de combustíveis há mais de 20 anos).

16h30 Coffee-break

17h Palestra Magna “Perspectivas Político-econômicas para o Brasil no Próximo Governo”, com Maílson da Nóbrega (Economista, ex-ministro da Fazenda, Professor, Autor de quatro livros, Colunista da revista Veja).

18h30 Encerramento

19h Confraternização da Revenda do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.