Fuga

Fugitivos recapturados retornam às unidades prisionais

Um dos recapturados foi José Edson, que havia fugido algemado quando voltava do fórum em Olho d’Água das Cunhãs para a delegacia da cidade de Codó

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - Três fugitivos foram recapturados pela polícia na capital e no interior. O fugitivo da Unidade Prisional de Codó, José Edson dos Santos, de 20 anos, foi recapturado na manhã desta sexta-feira, 23, no povoado Centro do José Rodrigues, zona rural da cidade de Olho d’Água das Cunhas. A polícia informou que o criminoso conseguiu fugir algemado quando retornava para o presídio, na tarde da última quinta-feira. Ele pediu aos policiais que precisava urinar e quando a viatura parou, saiu correndo algemado.

O apenado havia participado na manhã de quinta-feira, 22, de uma audiência no fórum de Olho d’Água das Cunhas. Ele é acusado de tentativa de homicídio ocorrida em dezembro de 2016, na saída de um clube e foi preso em outubro do ano passado.

O criminoso ao retornar para o presídio de Codó, sob a escolta de agentes penitenciários, e ao passar pelo povoado Zé Chicão, zona rural de Olho d’Água das Cunhas, que precisava urinar e acabou fugindo, mesmo algemado. Policiais militares e civis começaram a realizar rondas na localidade e somente na manhã desta sexta-feira o fugitivo foi recapturado no Centro do José Rodrigues. Nessa localidade, o criminoso chegou a ir a um comércio pedindo para retirar as algemas.

Também na quinta-feira, 22, um apenado identificado apenas como Jailson fugiu do presídio de Coroatá. O diretor dessa unidade prisional, Marcos Dourado, declarou que o criminoso é agressivo, principalmente com os companheiros de cela. Inclusive, ele usa uma peça metálica na boca como arma durante as brigas.

Nesse dia, o apenado foi levado para o Centro de Especialidade Odontológico, em Coroatá, para que fosse retirada essa peça e ao retornar ao presídio acabou fugindo algemado. Ele saiu correndo pelas ruas da cidade e chegou a invadir um escritório de contabilidade. Os agentes penitenciários tiveram que fazer disparos de bala de borracha para contê-lo.

Houve tumulto na cidade. Moradores correram e alguns estabelecimentos comerciais fecharam as portas. Após a chegada da polícia, o apenado foi preso e levado para a unidade prisional da cidade. Marcos Dourado disse que esse detento vai responder pelos crimes de tentativa de fuga e ameaça.

Mais ocorrência

No bairro do Barreto, em São Luís, foi recapturado Josenilson Robson Santos Cunha, o Nenem. A polícia informou que ele responde pelo crime de tráfico de entorpecente e estava no regime semiaberto, mas há mais de um mês não comparecia ao albergue. O Poder Judiciário acabou decretando a prisão desse criminoso. No momento da abordagem ainda se apresentou aos policiais da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) como nome falso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.