Conselheiros do Sebrae elegem novos dirigentes da instituição no MaA

Pleito ocorreu nesta sexta-feira, 23, sob a condução do presidente do Conselho Deliberativo da instituição no estado, Edilson Baldez das Neves

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Os membros do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão (CDE) elegeram na manhã desta sexta-feira, 23, os novos dirigentes da instituição para os próximos quatro anos. O presidente o Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, foi eleito por unanimidade para presidir a instância deliberativa, tendo como vice o conselheiro Celso Gonçalo (Senai), que conduzirão a instituição em companhia dos diretores executivos Albertino Leal, Mauro Borralho de Andrade e Rachel Jordão, escolhidos para assumir, respectivamente, os cargos de diretor superintendente, diretor técnico e diretora de Administração e Finanças.

Para o presidente eleito, Raimundo Coelho, o sentimento foi de entusiasmo e grata satisfação por ter sido escolhido pelos representantes da classe empresarial e demais entidades que formam o CDE. “Ser presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae é um grande desafio, aliado à muito trabalho e dedicação. O Sebrae, ao contrário das demais instituições do Sistema S, tem um trabalho diferenciado por ser horizontal e estar em todas as atividades econômicas, apoiando os pequenos negócios e aliando a isso a articulação institucional de políticas públicas junto aos governos federal, estadual e municipal. Vamos nos empenhar ao máximo, junto com todos os técnicos da casa e instituições parceiras, para fazer cumprir da melhor forma a missão do Sebrae que é ajudar os pequenos negócios a crescer e, assim, promover desenvolvimento ao nosso estado”.

Raimundo Coelho, que é do setor agropecuário, ressaltou que a sua linha de condução na presidência do CDE, de 2019 a 2022, será a do fortalecimento das parcerias. “Vamos estreitar as relações com as entidades empresariais e produtivas, bem como com o Governo do Estado e prefeituras municipais para que possamos, juntos, trabalhar em benefício do Maranhão, unindo forças, recursos e esforço em uma única direção”, apontou o novo presidente da instância deliberativa do Sebrae estadual.

Para o cargo de diretor superintendente assumirá em janeiro o atual superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Albertino Leal de Barros Filho, que acumula uma larga experiência em gestão. “Recebo essa missão com muita satisfação e honra tendo a certeza de que farei o meu melhor. O Sebrae é uma instituição de grande importância para o desenvolvimento do nosso Estado e conta com uma equipe de técnicos muito competentes. Queremos, em consonância com o Conselho Deliberativo, fazer uma gestão realmente compartilhada, envolvendo ainda mais as entidades empresariais e os parceiros para que, juntos, possamos direcionar as ações, projetos e programas do Sebrae a partir de 2019”, comentou o executivo.

Junto a Albertino Leal, estarão no comando da instituição mais dois executivos, ambos funcionários de carreira do Sebrae: o analista técnico Mauro Borralho de Andrade, atual coordenador estadual de Soluções Empresariais, que passará a responder pela diretoria técnica e a atual diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão, que será reconduzida ao cargo para mais quatro anos de mandato.

O processo eletivo

A eleição de Raimundo Coelho, do vice Celso Gonçalo dos novos membros da Diretoria Executiva do Sebrae estadual se deu em reunião extraordinária do CDE, sob a condução do presidente Edilson Baldez das Neves. “Tivemos uma eleição tranquila, onde os membros deste colegiado decidiram quem iria dirigir a instituição nos próximos quatro anos. Creio que teremos uma gestão diversificada, com representantes de fora da instituição e técnicos da casa competentes para darem continuidade ao trabalho da atual gestão”, colocou Baldez.

A direção híbrida do próximo mandato foi destacada pelo representante do Sebrae Nacional no CDE, o assessor de diretoria técnica, Ênio Pinto. “Fiquei realmente satisfeito com o resultado. São nomes referendados e com experiência que estarão à frente do Sebrae nos próximos quatro anos, tendo dois funcionários de carreira da instituição na Diretoria Executiva que, certamente, ajudarão sobremaneira o novo presidente e diretor superintendente nas decisões referentes ao propósito do Sebrae junto aos pequenos negócios maranhenses”, destacou.

A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Socorro Noronha, parabenizou o novo presidente e a diretoria executiva eleita. “A nossa expectativa é de que a nova gestão empreenda ações de fortalecimento às micro e pequenas empresas maranhenses. O novo presidente tem amplo apoio das entidades empresariais e poderá contar com o empenho de todos por uma gestão exitosa”, declarou.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Sérgio Penha, também aprovou os nomes e ressaltou o quanto o Sebrae tem sido importante como instituição de fomento ao empreendedorismo e de apoio aos empresários de pequenos negócios no país. “Foi uma eleição democrática. Nos sentimos muito honrados, como instituição financeira, em fazer parte deste Conselho e poder colaborar com as decisões mais favoráveis ao desenvolvimento dos pequenos negócios do Maranhão”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.