COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
EM VISITA a Toronto, no Canadá, esta semana, com sua mãe Inês, o médico Pedro Filho Brito reencontrou uma amiga maranhense que ele, praticamente, viu nascer: Marcella Holanda Vilhena, com o filho caçula Benício, que ele segurou no colo. Era horário de almoço e ele não viu Leonardo, o primeiro, que estava na escola maternal
EM VISITA a Toronto, no Canadá, esta semana, com sua mãe Inês, o médico Pedro Filho Brito reencontrou uma amiga maranhense que ele, praticamente, viu nascer: Marcella Holanda Vilhena, com o filho caçula Benício, que ele segurou no colo. Era horário de almoço e ele não viu Leonardo, o primeiro, que estava na escola maternal
Com os atores do espetáculo teatral “Pão com Ovo”, no lançamento da campanha Natal Solidário da Apae, a advogada Conceição Rolim e o presidente da entidade, Vanderlan Rolim
Com os atores do espetáculo teatral “Pão com Ovo”, no lançamento da campanha Natal Solidário da Apae, a advogada Conceição Rolim e o presidente da entidade, Vanderlan Rolim

O Crime
É hoje à noite, na Livraria AMEI, do São Luís Shopping, o lançamento do livro O Crime do Desembargador Pontes Visgueiro, de autoria do magistrado e escritor Eulálio Figueiredo.
A história envolve um homem idoso e uma adolescente que um dia se conhecem casualmente em uma das ruas de São Luís, capital da província do Maranhão, na segunda metade do século XIX, mais precisamente no mês de
junho do ano de 1872.
A partir desse encontro imprevisto, eles passam a manter um relacionamento amoroso e o mesmo tem um fim trágico, com o brutal assassinato da jovem mulher Maria da Conceição por um membro da mais alta corte de justiça do Estado do Maranhão, motivado por ciúmes.
O livro compõe a trilogia criminológica maranhense que compõe os casos criminais célebres ocorridos em nosso Estado, e registra o primeiro caso de feminicídio praticado no Maranhão.

Baile Mágico
Será uma noite de magia e encantamento como raras vezes se viu nos salões elegantes de São Luís, o Baile Mágico, durante o qual celebraremos o início do 39º ano de circulação do caderno semanal PH Revista, o mais antigo da imprensa brasileira, e os 49 anos de colunismo social deste Repórter PH.
Tudo está programado para acontecer no Palazzo Eventos, com uma programação musical de tirar o fôlego, do mesmo nível das mais deslumbrantes festas do mundo.
Será uma noitada só para convidados, no dia 5 de dezembro, a partir das 21h, com todos os participantes usando traje Passeio Completo.
A ambientação do ambiente é assinada pela designer Cintia Klamt Motta e a lista de convidados está sendo
confirmada por Teresa Martins.

Exame de desempenho
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado neste domingo a 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas do conhecimento.
A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação.
Nesse contexto, o Instituto Florence de Ensino Superior promoveu encontro com alunos do Curso de Direito que farão o exame, para tirar dúvidas e esclarecer pormenores.
O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.
O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.
A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

Sem cabides
Dados da Superintendência Nacional de Previdência Complementar mostram que 84 das 308 entidades supervisionadas pela autarquia, somam déficit de 87 bilhões, quase dez vezes maior do que há seis anos.
Desse valor, 96 por cento são de fundos ligados a empresas públicas.
Prova da incompetência e falta de honestidade dos gestores, prejudicando milhões de pessoas.
Esta semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que proíbe pessoas ligadas a partidos políticos de gerir fundos de pensão de empresas públicas e entidades.
Agora, o texto seguirá para o plenário da Câmara. Se aprovado, chegará para análise no Senado. Não se pode admitir outra decisão que não seja a da vigência do projeto transformado em lei, acabando com os cabides de emprego.

Uma tarde de pura elegância
Uma das figuras mais queridas e festejadas de nossa sociedade, Ana Cristina Maranhão é a aniversariante mais badalada do próximo sábado. A comemoração, no entanto, ela antecipou para o fim da tarde de hoje no It Gourmet, cujo espaço de chá e restaurante está todo reservado para receber 60 mulheres, entre as que fazem parte de sua melhor relação de amizade. Como sempre que recebe suas reuniões são impecáveis, já se pode prever como será o requinte da comemoração de hoje.

TRIVIAL VARIADO
A Academia Viva Água realiza hoje o Festival Arte e Movimento de Ginastica Artística, um momento de celebrar os atletas que representaram o Maranhão no Torneio da Amizade de Ginástica Artística 2018 (Norte-Nordeste de Ginástica Artística), em outubro, em Fortaleza, conquistando 16 medalhas.

Tem mais: no festival, as apresentações primarão pela arte e beleza. Os atletas farão coreografias no aparelho solo. As apresentações serão em conjunto (mais de quatro atletas), trio, dupla e individual.

É hoje a tão esperada Black Friday. Mas fiquem atentos e tomem cuidados especiais para garantir boas compras. No Brasil a promoção, muitas vezes, não apresenta real economia aos consumidores.

Em campanha pela reeleição à presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) recebeu os novos deputados eleitos para um jantar, mas os maranhenses até onde se sabe, ficaram de fora.

Explico: é que alguns deputados receberam o convite em cima do laço, horas antes do evento - sem tempo hábil para irem até Brasília. Outros priorizaram as agendas no Maranhão.

É estrondoso o sucesso da ex-primeira dama dos States Michelle Obama com a publicação de suas memórias, “Becoming”, que vendeu 725.000 cópias em todas as plataformas, o que inclui as edições de capa dura, digital e de áudio, de acordo com o selo da Crown da Penguin Random House.

É impressionante como é grande a procura pelo Réveillon “A Noite Mágica”, do Blue Tree São Luís. Com certeza será a melhor festa da virada no Maranhão e terá todo o apoio desta coluna.

Em tempo: é bom não perder tempo e reservar logo o seu lugar no salão que terá ambientação de Cintia Klamt Motta para garantir um lugar nessa noite que reunirá o creme do creme da sociedade local.


DE RELANCE

Lançamento de “Rei Zulu”
Definida a data de lançamento do livro “Rei Zulu: A Majestade Bárbara”, de autoria de Bruno Tomé Fonseca, membro da Academia Ludovicense de Letras e procurador geral adjunto para Assuntos Estratégicos da Procuradoria Geral do Estado. A obra será apresentada oficialmente ao público na noite de 12 de dezembro, durante coquetel seguido de bate-papo e noite de autógrafos na Livraria Amei do São Luís Shopping, com a presença do homenageado, o ex-atleta Zulu.

Voando baixo
A choradeira de prefeitos em Brasília – muitos deles do Maranhão, demonstra que a renegociação das dívidas previdenciárias dos municípios, aprovada em agosto deste ano no Congresso, não será o suficiente. O valor total é de 48 bilhões de reais com prazo de 200 meses para pagar. Não conseguem, mesmo tendo ocorrido desconto nos juros e nas multas.

Formato esgotado
Completam-se hoje 28 dias desde a última apresentação do programa de propaganda eleitoral obrigatória. Foi um festival de promessas irrealizáveis numa maçaroca formal, tantas vezes condenada pela opinião pública em campanhas anteriores. A expectativa era de que, conhecidos os resultados das urnas, partidos políticos e especialistas em marketing se reuniriam para buscar um novo modelo, que respeite mais os ouvintes e os telespectadores. Até agora, nem sinal. Quando começarem a se movimentar, estarão
às vésperas de nova campanha. É sempre assim.

Há 25 anos
A corrupção também põe em risco a Democracia. Foi o que ocorreu em 1993 na Itália. Neofascistas, comunistas e a Liga Lombarda foram para o 2º turno das eleições, menos pelas ideias extremistas que representavam, mas por não terem se imiscuído nos escândalos financeiros que abalaram o país, resultando na Operação Mãos Limpas. Quando a maioria dos eleitores percebeu, já era tarde.

Nova Clínica Médica
Os empresários Ana Paula e Marco Antônio Serra inauguraram na última quarta-feira a Clínica Médica Salud, localizada na avenida Grande Oriente, no Renascença. O evento teve a participação da coach executiva Maria de Jesus, diretora da empresa Meta Consultoria, que fez palestra sobre inovação e
estratégia de valor na área da saúde.

Saúde sem Partido
Não são poucos os governadores que estão dando pitacos sobre a situação da saída de médicos cubanos do programa Mais Médicos. Eles pedem é que tenhamos médicos e não escondem que ficarão muito contentes se os brasileiros ocuparem todas as vagas.
E alertam, no entanto, que, se houver lacunas, desejam dialogar com o governo federal para que os estados possam fazer convênios com países que queiram o intercâmbio desses profissionais. Essa ala de governadores quer “saúde sem partido”, em alusão ao polêmico projeto de lei conhecido como Escola sem Partido, que tem causado polêmica.

Trincheiras do PT
Fernando Haddad, que concorreu contra Jair Bolsonaro no segundo turno presidencial, fez a primeira reunião com a bancada de parlamentares no Congresso Nacional. Entre os temas debatidos esteve a atuação do PT, partido dele, frente ao governo do presidente eleito Bolsonaro, do PSL. Haddad disse que um dos objetivos é fechar uma frente contra o que chama de retrocessos nos direitos sociais e civis em duas “trincheiras”. A primeira seria dos direitos sociais, com a defesa do
SUS, por exemplo, e barrando projetos que busquem cortar verba de qualquer tipo de serviço público. A segunda trincheira seria a dos direitos civis.

Mais um noviço
Já se faz presente a renovação no Congresso Nacional após as eleições de outubro deste ano. Na última terça-feira, em sessão da Comissão Especial sobre o Projeto Escola Sem Partido, o ex-ator pornô, agora deputado, Alexandre Frota, foi ao Congresso observar as discussões sobre o tema. Como não tinha o direito à palavra, situação que mudará a partir de janeiro,
Frota permaneceu em silêncio, praticamente um estagiário sentado ao lado de um parlamentar da bancada evangélica.

Para escrever na pedra:
“Muita saúva e pouca saúde, os males do Brasil são.” De Mário de Andrade, um dos fundadores do Movimento Modernista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.