Espionagem

Emirados Árabes Unidos condenam britânico à prisão

Doutorando da Universidade de Durham foi detido no aeroporto depois de desembarcar no país para fazer entrevistas sobre a política externa e a estratégia de segurança dos Emirados Árabes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

LONDRES - O britânico Matthew Hedges foi condenado ontem pelo tribunal federal de Abu Dhabi à prisão perpétua por espionagem, anunciou um porta-voz da família. O ministro britânico de Relações Exteriores afirmou que estar "profundamente chocado" com a sentença.

"Podemos confirmar que foi condenado à prisão perpétua. O julgamento durou menos de cinco minutos e o advogado não estava presente", declarou a fonte à AFP, sob a condição de anonimato.

Hedges tem prazo de 30 dias para apelar contra a decisão do tribunal, de acordo com a imprensa local.

O doutorando da Universidade de Durham, noroeste da Inglaterra, foi detido no aeroporto de Dubai em 5 de maio. Ele desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para fazer entrevistas sobre a política externa e a estratégia de segurança do país.

O ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, afirmou que está "profundamente chocado e decepcionado" com a sentença. O chanceler disse ter mencionado o caso de Matthew Hedges em conversa com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed ben Zayed.

"Este veredicto não é o que esperávamos de um amigo e sócio de confiança do Reino Unido e vai contra as garantias recebidas", disse Hunt.

Em outubro, o procurador-geral dos Emirados, Hamad Al Shamsi, anunciou que Matthew Hedges deveria ser julgado em Abu Dhabi por "acusações de espionagem para um país estrangeiro, colocando em perigo a segurança militar, política e econômica do Estado".

Shamsi disse que o britânico utilizou o status de pesquisador como desculpa e as acusações contra Hedges são baseadas em "provas". O britânico foi libertado de maneira provisória em 29 de outubro com uma tornozeleira eletrônica.

"Espero sobretudo que se faça justiça e que Matt receba a legítima liberdade, que foi negada durante os últimos seis meses", afirmou Hunt em um comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.