TSE

Bolsonaro: defesa apresenta retificação

Advogados do presidente eleito protocolaram no TSE retificação da prestação de contas de campanha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Advogados do presidente eleito, Jair Bolsonaro, entregaram retificações ao TSE
Advogados do presidente eleito, Jair Bolsonaro, entregaram retificações ao TSE (Bolsonaro)

Brasília

Os advogados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) apresentaram ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma nova retificação das contas de campanha.
A diplomação de Bolsonaro está marcada para 10 de dezembro, e o TSE precisa julgar as contas antes disso. Segundo a área técnica do tribunal, foram encontradas 23 "inconsistências" na prestação.
A primeira retificação foi apresentada ao TSE no último dia 16. Na segunda retificação, entregue nesta quarta-feira, a defesa de Bolsonaro incluiu uma viagem do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, ainda como candidato, em um avião do candidato a deputado Paulinho Vilella (PSL-PR), em setembro.
Segundo a defesa, o uso da aeronave para a campanha não havia sido incluído na prestação de contas de Mourão por “equivocada interpretação das normas eleitorais”.
De acordo com o jornal "Folha de S.Paulo", Mourão viajou de Brasília a Cascavel (PR) nos dias 12 e 13 de setembro para o lançamento da campanha do produtor rural em uma aeronave pertencente a Serafim Meneghel, usineiro do Paraná, mas não declarou o gasto à Justiça Eleitoral.
Ao TSE, os advogados argumentam que o vice-presidente eleito não comunicou a viagem por acreditar que estaria "regular a informação prestada apenas nas contas do candidato do Paraná.
A defesa afirmou, ainda, que a retificação pode ser feita voluntariamente em caso de erro material.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.