Debate

Professor da Universidade de Buenos Aires fala sobre psicanálise em São Luís

Palestra faz parte de um conjunto de eventos promovidos pelo Centro Psicanalítico de Orientação Lacaniana do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Alberto Saúl é professor da Universidade de Buenos Aires
Alberto Saúl é professor da Universidade de Buenos Aires (ALBERTO SAUL PSICANALISE )

SÃO LUÍS - Por que alguém procuraria um analista para ouvir seus problemas? Para que alguém contaria sobre seu sofrimento a um desconhecido? Como se dá essa relação entre paciente e analista? E o receio de falar de nossas intimidades com um estranho? Podemos falar tudo o que se passa em nossa mente? Seriam a ansiedade e a depressão, por exemplo, apenas um desequilíbrio no cérebro? Perguntas como estas serão respondidas pelo professor Alberto Saúl, da Universidade de Buenos Aires, durante a palestra “A Transferência quando não é Simbólica”, que acontece nesta sexta-feira, dia 23, na sala gameficada da UNDB, em São Luís.

A palestra faz parte de um conjunto de eventos promovidos pelo Centro Psicanalítico de Orientação Lacaniana do Maranhão (OrLa), um lugar de formação e transmissão da psicanálise, que convida os profissionais e estudantes da área, além de interessados no assunto.

Na ocasião, Alberto Saúl – que também é conselheiro do Hospital Rivadavia, membro da EOL - Escuela de la Orientación Lacaniana e da AMP - Associação Mundial de Psicanálise" – vai abordar a psicanálise em tempos onde medicações - às vezes necessárias - e diversos tratamentos têm procurado uma cura definitiva para a dor e a angústia, ao convidar o sujeito para falar, convida também o sujeito a ser ouvido em sua singularidade, sem verdades prontas para consumo.

No sábado, Alberto Saúl ministra ainda o seminário “A Lógica da Histeria”, momento em que se propõe a falar como funciona a Psicanálise com o sofrimento humano no pensamento, e seus sintomas no corpo.

Segundo Saúl, “a histeria se modifica conforme o contexto sociocultural presente e não se caracterizava como fingimento ou invenção, ou ainda "loucura" e não se apresentava somente em mulheres”. O seminário acontecerá na manhã de sábado, na UNDB.

Informações sobre o evento podem ser adquiridas com: Alan Goudard (98) 98 98808 0007 (Coordenador) e Augusto Mochel (98) 98838 7759 (Diretor) ou Aulinda Lima (Assessoria de Imprensa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.