Reta final

Goiás sobe e quatro brigam por duas vagas no G-4 da Série B

A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, que foi encerrada no fim de semana, garantiu o Goiás na Primeira Divisão de 2019

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Ney Franco é um dos responsáveis da boa campanha do Goiás
Ney Franco é um dos responsáveis da boa campanha do Goiás (NEY FRANCO GOIAS )

Rio de Janeiro (RJ) - A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, que foi encerrada no fim de semana, garantiu o Goiás na Primeira Divisão de 2019. O time goiano derrotou o Oeste por 3 a 1 no interior paulista, assumiu a segunda colocação com 60 pontos, e terminará a competição, na pior das hipóteses, em quarto lugar. Ele se junta ao campeão Fortaleza, já assegurado na elite e que fez a festa de sua torcida goleando o já rebaixado Juventude por 4 a 1 no Ceará.

O Avaí, terceiro colocado com 60 pontos após bater o CSA por 1 a 0 em Alagoas, e a Ponte Preta, que fez 2 a 0 no Coritiba em Campinas (SP) e chegou aos 59 pontos, fecham o G-4, a zona de acesso para a elite do futebol nacional. Catarinenses e campineiros duelam em Santa Catarina na rodada final e quem ganhar se garante, sendo que os avaianos se classificam com um empate. Porém, querm perder pode ser superado pelo CSA, que tem 59 pontos e visita o Juventude.

Na sexta colocação com 56 pontos, o Atlético-GO, que derrotou o São Bento por 1 a 0 em Goiás e chegou aos 56 pontos, ainda tem chances remotas de acesso. Precisa vencer o Paysandu em Belém (PA) na última rodada e torcer por derrotas de CSA e Ponte Preta, além de tirar uma diferença enmorme no saldo de gols.

Na luta contra o rebaixamento, resta um ponto para se juntar aos já rebaixados Boa, Sampaio Corrêa e Juventude. O Paysandu, mesmo batendo o Figueirense por 3 a 2 em Santa Catarina, abre a zona de rebaixamento com 43 pontos, um a menos que o Criciúma, que arrancou empate por 2 a 2 com o Vila Nova-GO em Goiás. CRB e Oeste, ambos com 45 pontos, ainda estão ameaçados.

Em termos de números, Fortaleza e Goiás, ambos com 54 pontos, são donos dos ataques mais eficientes, enquanto que a Ponte Preta, com apenas 30 gols sofridos, possuiu o melhor desempenho defensivo. A defesa peneira é um rótulo dividido por quatro times que sofreram 49 gols. São eles Boa, Criciúma, Figueirense e Atlético-GO. Com 26 tentos anotados, o lanterna Boa tem o pior desempenho defensivo.

Tendo deixado a sua marca na derrota de 2 a 1 doi seu Londrina para o CRB no Paraná, o veterano Dagoberto lidera a corrida pela artilharia com 17 gols anotados, um a mais que Lucão, do Goiás, seu perseguidor mais direto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.