Atuação no Estado

Sesc comemora 71 anos construindo o futuro do Maranhão

Atuação da instituição traz em si a proposta de promoção da qualidade de vida e bem-estar por meio de um conjunto de ações, práticas e serviços que alcançam milhares de pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O Sesc desenvolve ações na área de saúde, proporcionando melhor qualidade de vida
O Sesc desenvolve ações na área de saúde, proporcionando melhor qualidade de vida (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão completa 71 anos de muito trabalho e ações que transformam a vida das pessoas nesta terça-feira (20). Mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, a entidade iniciou sua atuação no estado em 20 de novembro de 1947, estabelecendo-se como referência social e contribuindo de forma efetiva para as políticas públicas nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e assistência.

A atuação da instituição traz em si a proposta de promoção da qualidade de vida e bem-estar por meio de um conjunto de ações, práticas e serviços que alcançam milhares de pessoas: trabalhadores, crianças, adolescentes, como também o segmento da terceira idade. “O Sesc desenvolve um trabalho diversificado e focado na ação educativa. É com muita alegria e orgulho que reescrevamos a história de tantas pessoas, construindo juntos um futuro com mais igualdade e oportunidades”, declarou a diretora Regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Amaral.

A cultura tem lugar de destaque nos projetos e ações do Sesc em todo o Brasil e no Maranhão não é diferente. Protagonista no incentivo à produção, democratização do acesso às multilinguagens artísticas e difusão do nosso legado histórico e cultural, o trabalho da instituição nesse segmento é um dos principais pilares que sustentam a cadeia artística no estado. Até outubro de 2018, o Sesc alcançou mais de 250 mil pessoas por meio de apresentações artísticas, oficinas, exibição de filmes, exposições de arte e outras programações culturais que ocupam espaços na capital e interior.

No campo da educação, este ano já são quase 4 mil pessoas aprendendo e se capacitando no Sesc no Maranhão, possibilitando a elevação da escolaridade, domínio de novas habilidades e aquisição de conhecimentos sem cobrança de qualquer taxa e ainda disponibilizando todo o material didático.

Atividades de desenvolvimento físico, turismo social, recreação e integração sociocultural são as razões que levaram o Sesc a se tornar um dos principais centros de lazer do Maranhão. Proporcionando experiências gratificantes no âmbito individual e coletivo, a instituição promove a saúde a partir da oferta de 96 turmas de ginástica, musculação e formação esportiva, incentivando as novas gerações de atletas em competições para todas as idades, contemplando mais de 5.000 praticantes em 2018.

Em continuidade a iniciativas consolidadas na área da assistência, destaque para o Programa Mesa Brasil Sesc que em 2018 captou e distribuiu mais de 3 toneladas de alimentos não-perecíveis, ação que contribui para a diminuição do desperdício, além de reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Com os pés fincados no presente, mas com foco no futuro, ao longo de 71 anos, o Sesc no Maranhão tem reafirmado o seu compromisso com o desenvolvimento social do estado por meio da realização de um trabalho bem-sucedido e com numerosos frutos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.