Barbárie

São João do Sóter: polícia indicia 11 pessoas por chacina

Seis pessoas foram mortas no encerramento dos festejos juninos que eram realizadas na cidade; uma delas foi linchada pela população revoltada

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Marlon Ribeiro foi autor de três mortes, mas acabou linchado
Marlon Ribeiro foi autor de três mortes, mas acabou linchado (Marlon)

SÃO JOÃO DO SÓTER - Onze pessoas foram indiciadas pela chacina ocorrida no fim do período junino deste ano na cidade de São João do Sóter, que resultou na morte do secretário de Cultura do município, Cícero Rocha; do vereador Antônio Aguiar, o Totonho; Tárcio Rocha, filho do ex-prefeito de São João do Sóter; do comerciante Júnior da Nasa; Marlon Ribeiro e José Wallison da Silva.

Esse caso estava sendo investigado pela equipe da delegacia de Polícia Civil da cidade, sob a coordenação da delegada Marília Vasconcelos. No decorrer da investigação, a Polícia Civil abriu quatro inquéritos e 11 pessoas foram indiciadas por participação na barbárie.

A delegada Marília Vasconcelos explicou que durante as investigações constatou que Tárcio Rocha foi morto a tiros por um morador, nome não revelado, no decorrer da luta corporal com Marlon Ribeiro. Inclusive, ele é um dos indiciados e já teve a sua prisão solicitada ao Poder Judiciário.

O delegado regional de Caxias, Jair Paiva, informou que o inquérito policial já foi encaminhado ao Poder Judiciário e os acusados devem ser julgados por esse ato ilegal. “O principal acusado desse ato criminoso, Marlon Ribeiro, foi morto por espancamento, mas há outro criminoso acusado de ter tirado a vida de uma pessoa inocente”, explicou Jair Paiva.

Ato de barbárie

Jair Paiva informou que Cícero Rocha era um dos organizadores do arraial de São João do Sóter. Na madrugada do dia 30 de junho deste ano, ele solicitou aos Policiais Militares que o evento se estendesse além das três horas. Em seguida, Walison Ribeiro teria exibido em público uma arma de fogo e o secretário tentou desarmá-lo, mas acabou baleado na cabeça por Marlon Ribeiro.

O vereador Totonho interveio e tentou tomar a arma de Marlon Ribeiro, mas também foi atingindo com um tiro na cabeça e morreu no local. Os populares que presenciavam a tragédia, tentaram conter os acusados. Walison Ribeiro foi agredido fisicamente e morreu no hospital, mas Marlon Ribeiro conseguiu fugir e ainda efetuou vários tiros em via pública.

Uma dessas balas atingiu Júnior da Nasa, que também morreu no local. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal de Timon onde foram periciados e, logo depois liberados para os familiares.

Na manhã do dia seguinte, o sobrinho de Cícero Rocha, identificado como Tárcio Rocha, ficou sabendo que Marlon Ribeiro estava escondido em uma residência abandonada, naquela cidade. Ele foi até o local onde encontrou o criminoso e os dois chegaram a entrar em luta corporal, mas acabou morto a tiros efetuado por um morador.

Logo depois, populares revoltados invadiram a casa onde estava Marlon Ribeiro e o lincharam. Os corpos das vítimas foram levados para o hospital da cidade. Com Marlon Ribeiro, a polícia apreendeu uma motocicleta Fan preta e um revólver calibre 38.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.