COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A anfitriã, Madalena Nobre, com o marido, Marcos Davi
A anfitriã, Madalena Nobre, com o marido, Marcos Davi

Noite festiva no Espaço Residencial
O Prêmio Nobre, promovido pela empresária e apresentadora Madalena Nobre, reuniu profissionais e empresas no Espaço Residencial, no Olho D’Água. Entre os homenageados, estavam o cirurgião José Aparecido Valadão, referência no universo da cirurgia do aparelho digestivo, e o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão, Fábio Ribeiro Nahuz. Ao todo, foram 30 premiados, ligados a diversas áreas, incluindo Medicina, Direito, Educação, Eventos, Consultoria, Tecnologia e Construção Civil que, de acordo com Madalena, mereciam o troféu instituído por ela.

Vilma e Fábio Ribeiro Nahuz, (foi um dos homenageados)
Vilma e Fábio Ribeiro Nahuz, (foi um dos homenageados)
O cirurgião josé Aparecido Valadão, um dos homenageados da noite, com a esposa Cida Valadão
O cirurgião josé Aparecido Valadão, um dos homenageados da noite, com a esposa Cida Valadão
Evandro Jr. e keith Almeida
Evandro Jr. e keith Almeida
Empresária Luisla Bottino, da Verité Soluções, entre a Miss Maranhão, Lorena Bessani, e Madalena Nobre
Empresária Luisla Bottino, da Verité Soluções, entre a Miss Maranhão, Lorena Bessani, e Madalena Nobre

Cenário financeiro
O modelo de gestão das cooperativas, que valoriza a participação dos associados, reúne tanto quem faz aplicações quanto quem contrata créditos, movimentando o
cenário financeiro.
Em São Luís, a instituição financeira Cooperativa Sicredi Coomamp inaugurou nova agência, no Edifício Office Tower, no Renascença II, e dispõe de mais de 300 produtos e
serviços financeiros.
A propósito: os associados têm a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. Um outro fator positivo é que, assim como nas demais instituições financeiras, as operações são reguladas pelo Banco Central.

Caco Barcellos em SLZ
O escritório Galvão Leonardo Advocacia celebra 10 anos de fundação em 2018. E para comemorar, as irmãs e sócias Lucimary e Lucileide Galvão recebem amigos, colaboradores, profissionais da área jurídica e a imprensa no dia 23 de novembro, no Villa Reale Buffet da Avenida dos Holandeses.
A noite contará com a presença do jornalista Caco Barcellos, que fará uma palestra.
A festa encerrará, em grande estilo, o calendário de celebrações da primeira década do escritório, que abriu as portas em junho, com o arraial junino Galvão Leonardo, uma homenagem à cultura maranhense.

Gestão e Logística
Vem aí a sexta edição da Semana de Gestão e Negócios da Faculdade de Negócios Faene.
Entre outras coisas, os alunos formandos dos MBAs apresentarão artigos científicos, dentro do tema central “Tecnologia e Produtividade: os Novos Desafios da Gestão Contemporânea”.
Na próxima semana, o consultor Ricardo Carreira, diretor da faculdade, ministrará palestra no polo de Parauapebas (PA), sobre a importância da graduação.
Já nos dias 30 de novembro, e 1º e 2 de dezembro, ele vai para o polo de Imperatriz, quando falará para alunos do curso de Engenharia de Manutenção sobre “Gestão da Capacidade de Produção e Manutenção”.

Gestão e Logística 2
Aliás, os alunos da graduação em Administração e da graduação em Logística darão início a mais uma etapa do projeto “Sala Invertida”, quando desenvolvem pesquisas e fazem a apresentação do Trabalho Integrado Pedagógico.
O evento está na terceira edição e acontecerá dia 12 de dezembro.
Na segunda etapa, eles diagnosticaram os problemas de algumas empresas e, agora, apresentarão as soluções para os próprios empresários.

Não perdoa
Para quem enfrenta barreiras, as definições do pernambucano Gustavo Krause, ex-ministro do Meio Ambiente, são definitivas: “Burocrata é o sujeito que não pensa, repete; não cria, copia; não discute, obedece; não reflete, aquiesce. Sente prazer ao dizer: “Lamento, mas o senhor perdeu o prazo.” Ou “volte amanhã,
o expediente fechou.”

Crimes contra a Natureza
Penso que a metáfora da fábula da galinha dos ovos de ouro retrata bem a ganância e o imediatismo dos seres humanos. Aqui e agora! O resto e o futuro que se danem! O grande poeta uruguaio Eduardo Galeano dizia: o pão de hoje, a fome de amanhã. Leonardo Boff: você não pode falar em ecologia para quem não vê
Deus na copa de uma árvore (outra bela metáfora). As florestas e os animais já estão condenados, é questão de tempo. Quem viver verá o que o futuro nos reserva.

TRIVIAL VARIADO
Sucessão de crises diplomáticas enfrentadas por presidente eleito ilustra importância crescente da política externa para várias outras políticas públicas: direitos humanos, economia, meio ambiente, saúde. Inserção internacional do Brasil merece debate mais profundo.

Em 2019, a Iberostar Hotels & Resorts abrirá o seu primeiro hotel em Roma: o Iberostar Fontana di Trevi. O novo empreendimento da rede espanhola estará localizado no centro, a poucos passos da Via del Corso, e com fácil acesso aos principais pontos turísticos da capital italiana.

Ensinamento definitivo do ministro Ricardo Lewandowski: “Na administração pública, vale o pró-sociedade e não o pró-réu”.

Velha raposa da política maranhense com grande trânsito político em Brasília: a partir de 2019, o centro vai se enfraquecer e os extremos crescerão no Congresso Nacional. Resta conferir onde ficarão os caricatos, os burlescos e os sagazes.

Deu no site: mais de 1.200 candidatos estão com dívidas de campanhas. É um dos bons resultados da torneira fechada pela legislação, proibindo contribuições de empresas.

O governo federal tem 148 empresas estatais, cujos ajustes salariais, muitas vezes abusivos, não são contidos. A generosidade, que transparece nos contracheques, deveria levar à exigência de equilíbrio financeiro, hoje inexistente. Haja bolso !

Longe da solução, parlamentares ficarão roucos de tanto subir às tribunas e governantes sofrerão overdoses de cafezinhos em reuniões. De nada adiantará se não concordarem num ponto: o combate ao desemprego é impossível numa economia de baixo crescimento.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao declarar que não votou em Jair Bolsonaro, botando reticências sobre sua decisão, deixa claro que a admiração pelo PT não se extinguiu.

Os novos deputados federais e senadores não podem mais empurrar com a barriga problemas que se acumulam: a pesada carga tributária, a falta de infraestrutura adequada, a burocracia assustadora e o aumento de gastos públicos com pouca eficácia.

Diagnóstico infalível: a descoberta de escândalos, misturando dinheiro público e privado, deixou uma lição: onde a transparência é mínima, a suspeição deve se tornar máxima.


DE RELANCE

“Aurora” no Kinoplex
O filme Aurora – O Encontro dos Polos, dirigido pelo cineasta Luís Mário Oliveira, será exibido no Festival de Cinema Maranhão na Tela 2018. Hoje serão realizadas duas sessões, uma às 16h30 na sala Kino Evolution, e a outra às 21h30, na Sala Platinum, do Kinoplex, no Golden Shopping Calhau.O filme é protagonizado pela atriz estreante Paulinha Lobão (Aurora, mulher mística, solidária e bela), e os atores Antônio Garcia (Feitosa, fazendeiro excêntrico e cheio de vicissitudes, marido de Aurora), Luís Mário Oliveira (Alcides, o sábio acendedor de lampiões) e Fábio Lima (Inácio, leiteiro bom e rude). Uma super produção, com locação realizada na cidade de Primeira Cruz (MA).

“Aurora” no Kinoplex 2
O enredo de Aurora – O Encontro dos Polos traz a convivência com as mais extremas adversidades em ambiente único, circundado pela fé, na presença forte da igreja, tradições populares, a elite, a pobreza, a atmosfera rural. As diferenças e afinidades entre tais existências revelam o que sugere o subtítulo da obra, o encontro dos polos (riqueza e pobreza, bem e mal, vida e morte e outros antagônicos). A fotografia e ritmo natural do lugar comungam com o roteiro dessa obra audiovisual inspirada a partir de personagens encontrados nos poemas “A morte do leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade, “O acendedor de lampiões”, de Jorge de Lima e “O encontro dos polos”, de Nauro Machado, este último, como pano de fundo existencial de toda a narrativa.

Prazo para renovar o Fies
Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até sexta-feira, 23, para renovar os contratos. Aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017 devem fazer o aditamento. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa, que é o agente operador do Novo Fies.

Para colecionadores
Uma boa notícia, para os maranhenses que são fãs de Ayrton Senna. A Iron Studios, primeira fabricante brasileira de figuras colecionáveis de alto padrão, criou uma réplica colecionável de Senna no pódio de seu primeiro campeonato mundial. A peça inédita é uma homenagem ao mês de outubro de 1988, quando o maior piloto brasileiro de todos os tempos, pela primeira vez, consagrava-se como Campeão Mundial de Fórmula 1 no 15º Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.

Para colecionadores 2
Tem mais: a réplica é limitada e numerada, trazendo todos os acessórios e uniforme usado por Ayrton com base em referências originais fornecidas pelo Instituto Ayrton Senna. Inclui base, garrafa de champagne da vitória, capacete, troféu da prova e assinatura exclusiva do piloto. Apenas 1988 unidades foram produzidas, e estão à venda nas lojas físicas da Iron Studios (São Paulo e Rio de Janeiro) e no e-commerce ironstudios.com.br por R$ 379,99.

Bancada da bala
Levantamento feito pelo Congresso em Foco aponta que a “bancada da bala” deve passar de 36 para pelo menos 102 parlamentares na próxima legislatura. Quase metade da bancada será de deputados federais eleitos pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro. Da Bahia, segundo o Congresso em Foco, fazem parte Prof. Dayane Pimentel (PSL) e Arthur Oliveira Maia (DEM). Em linhas gerais, a bancada defende o endurecimento das penas, redução da maioridade e revisão do estatuto do desarmamento.

Escola sem partido
Não é só no Brasil que a proposta defendida pelo projeto Escola sem Partido gera polêmica. Na Alemanha, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema direita, lançou há dois meses um site em que permite que alunos denunciem professores que se expressem politicamente. Por lá, a iniciativa ganhou o nome de Neutrale Schule (Escola Neutra) e ganhou críticas de especialistas e da ministra da Justiça, Katarina Barley.

Casamento na Corte
O ministro extraordinário Onyx Lorenzoni irá se casar na quinta-feira (22) no Clube do Congresso, em Brasília. O relacionamento é discreto e Onyx não costuma postar fotos com a noiva, Denise, nas redes sociais. A exceção é um vídeo no Twitter após a vitória de Jair Bolsonaro. O presidente eleito deve ir à cerimônia.

Para escrever na pedra:
“Ninguém é igual a ninguém./ Todo ser humano é um estranho/ ímpar”. De Carlos Drummond de Andrade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.