Novo governo

Moro: nome de futuro chefe da PF até sexta-feira

Ex-juiz assume Ministério da Justiça em janeiro e deverá indicar nome ligado à Lava Jato para PF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Moro tem agenda até quinta, 22, na comissão de transição de Bolsonaro
Moro tem agenda até quinta, 22, na comissão de transição de Bolsonaro ( Sérgio Moro)

BRASÍLIA - O futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou ontem que o nome do futuro diretor-geral da Polícia Federal pode ser anunciado ainda nesta semana. Cumprindo agenda de reuniões internas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Moro confirmou que trouxe para o gabinete de transição dois nomes ligados à Operação Lava Jato: Rosalvo Ferreira Franco e Erika Marena.
O principal nome cotado para assumir a função de diretor-geral é Maurício Valeixo, superintendente da Polícia Federal no Paraná e amigo de longa data do futuro ministro. Ele já atuou em Brasília na gestão do ex-diretor-geral Leandro Daiello, quando chefiou a Diretoria de Combate ao Crime Organizado (Dicor).

Cotado
O antecessor de Valeixo no cargo de Superintendente da PF no Paraná, Rosalvo Ferreira Franco, por estar na transição, também passa a ser um nome cotado como possível integrante do grupo do futuro ministro. Rosalvo ocupou por quatro anos e oito meses a Superintendência da PF no Paraná, durante o início e a consolidação da Operação Lava Jato, até dezembro passado, quando assumiu Maurício Valeixo.
Além de Rosalvo, também integra o gabinete de transição a delegada da PF Erika Marena, Superintendente do órgão em Sergipe. Ela é um dos nomes que devem trabalhar com Moro no Ministério. Rosalvo e Marena almoçaram com Moro, acompanhados também de Flávia Blanco, que deve ser chefe de gabinete de Moro, e do agente da Polícia Federal Marcos Koren, que está supervisionando a segurança do futuro ministro nas viagens à capital federal.
Em breve conversa com jornalistas, Moro disse que está cuidando de formação de ministério e de organograma de atividades na transição e disse que "talvez" o nome a ser indicado para a diretoria-geral da PF saia esta semana.
O delegado da PF Igor Romário de Paula, um dos nomes da Lava Jato no Paraná, é cotado como possível chefe da Dicor na próxima gestão.
O atual diretor-geral, Rogerio Galloro, não deverá permanecer no posto. "No momento certo os anúncios públicos serão feitos", disse Moro.

Moro reunirá com atuais ministros

Moro chegou a Brasília por volta das 10h30 de ontem e deve ficar até quinta-feira, 22. Entre as atividades em Brasília, Moro poderá ter novo encontro com os ministros das pastas que, fundidas, irá comandar: o da Justiça, Torquato Jardim, e o da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.