Tratamento

Menino que teve corpo queimado continua em estado grave

No último sábado (17), João Miguel foi transferido para hospital referência no tratamento de queimaduras localizado em Goiânia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

SÃO LUÍS - O estado de saúde do pequeno João Miguel, de cinco anos, continua grave. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão (SES), o hospital deverá emitir hoje ( 20), no fim da tarde, um boletim médico com informações detalhadas sobre o estado de saúde do garoto. A SES desmente os boatos sobre uma possível campanha para coleta de bolsas de sangue para João Miguel.

A criança foi transferida no último sábado (17), pela noite, para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira - HUGOL, na cidade de Goiânia (GO), que é habilitado como Centro de Referência em Assistência a Queimados de alta complexidade pelo Ministério da Saúde e é referência no atendimento pediátrico a vítimas de traumas.

Em entrevista a TV Mirante Imperatriz, a mãe de João Miguel, Idenilsa Costa, disse que uma equipe já estava a disposição do garoto no hospital em Goiânia. Antes da transferência, João Miguel teve que passar por uma cirurgia para amputar a ponta dos dedos.

Segundo o último relatório divulgado pelo Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, antes da transferência de João Miguel, as queimaduras atingiram cerca de 60% do corpo do garoto, deixando lesões de 2º e 3º grau. “O estado de saúde é muito grave, apresentando risco de morte, hemodinamicamente estável, necessitando de suporte de vida avançada, em ventilação mecânica, sob sedação e analgesia continua, em acompanhamento da cirurgia plástica (já realizados 2x procedimentos cirúrgicos de desbridamento), sem condições clínicas de transferência”, informa o relatório.

Relembre o caso

O acidente aconteceu na última quarta-feira, dia 14, quando o menino acompanhava o pai que trabalha em uma carvoaria no povoado de Sagrima, município de Buriticupu. Durante o ocorrido, o pai também teve os pés queimados quando tentava socorrer o filho.

Desde então, moradores e internautas começaram a questionar sobre a possibilidade do garoto ser transferido para um hospital referência no tratamento de queimaduras, localizado em Goiânia. A SES havia informado que o estado de João Miguel era extremamente delicado para se realizar a transferência para Goiânia de imediato.

Campanha

A família do garoto iniciou uma campanha para arrecadação de doações para dar continuidade no tratamento do garoto. A conta oficial para envio de qualquer quantia é: Banco do Brasil/ Agência: 3642-0/ Conta Corrente: 35.879-7/ Idenilsa Costa da Silva

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.