FeliS

História do Brasil na FeliS

Evento, que tem programação gratuita até o dia 25 deste mês no Multicenter Sebrae traz hoje, às 19h30 palestra da escritora e historiadora Mary del Priore

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A escritora e historiadora Mary del Priore é presença na Feira do Livro
A escritora e historiadora Mary del Priore é presença na Feira do Livro (Mary del Priore)

SÃO LUÍS - A escritora e historiadora Mary del Priore é a presença de hoje na Feira do Livro de São Luís (FeliS). A escritora falará às 19h30 no auditório Graça Aranha, espaço localizado no Multicenter Sebrae (Cohafuma), local onde ocorre o evento que prossegue até o dia 25 deste mês. Na ocasião, a convidada proferirá a palestra “História da gente Brasileira”. A entrada é gratuita e a mediação é da editora do caderno Alternativo, Bruna Castelo Branco.

Além de historiadora e escritora, Mary Del Priore é ex-professora de história da USP e da PUC-Rio, tem pós-doutorado na Écoled es Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Com 48 livros publicados, colabora em jornais e revistas nacionais e internacionais. O tema da palestra foi tratado pela escritora em três volumes – “História da gente Brasileira: Colônia, Império e República”.

Nos livros, por meio de uma linguagem fácil e acessível, a escritora aborda a história do país não por meio de grandes fatos e nomes, mas com um olhar voltado para o povo, seus hábitos e sua vida cotidiana. Assim, Mary del Priore presenteia o leitor com histórias que retratam a vida da gente brasileira. No volume I, que trata do Brasil Colônia, é possível descobrir como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos que vão além de personagens conhecidos.

No volume II, no qual a escritora se debruça sobre o Brasil Império, ela continua a dar voz àqueles que definem a nação. Neste livro, a escritora e historiadora premiada aborda um dos momentos mais interessantes da trajetória brasileira, focando nos detalhes da vida cotidiana. Hábitos, costumes, modos de vestir, de falar, moradias, divertimentos, o papel da mulher são alguns dos temas abordados por ela no livro. Ricamente ilustrado, traz ainda reflexões sobre a formação das grandes cidades, ajudando a explicar as diferenças regionais que até hoje marcam o país, além de questionar o mito do “homem cordial” ao contar com minúcias como se deram as diversas revoltas que explodiram neste período.

Com o volume III a historiadora aborda a primeira etapa da República por meio das memórias daqueles que viveram todas as mudanças políticas, econômicas, sociais e comportamentais pelas quais o Brasil passou durante o intenso período compreendido entre os anos de 1889 e 1950. De Deodoro da Fonseca a Eurico Gaspar Dutra, passando pela Era Vargas, o país teve 16 presidentes, mas o que guia a narrativa são as vozes, carregadas dos mais diversos sotaques, de quem viveu o dia a dia das ruas e o transformou em palavra escrita. Entre eles estão memorialistas e escritores que deixaram marcas definitivas na cultura nacional, como José Lins do Rego, Zélia Gattai e Erico Verissimo.

Mary del Priore escreveu mais de 20 livros sobre a História do Brasil. Além dos três volumes de “História da gente Brasileira”, publicou obras como “História das Mulheres no Brasil” e “História da Vida Privada”. A escritora é sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e foi, por duas vezes, vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala. Ganhou ainda o Prêmio Jabuti na categoria ciências humanas, com “História das Mulheres no Brasil”. Já “O Príncipe Maldito” levou o prêmio de melhor livro de não ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Serviço

O quê

Palestra “História da gente Brasileira”, com Mary del Priore

Quando

Hoje, às 19h30

Onde

Feira do Livro de São Luís – Multicenter Sebrae

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.