CONGRESSO

Evento de Comunicação segue com inscrições abertas até hoje

Questões como cultura, cidadania, direitos humanos e diversidade serão debatidas; inscrições também poderão ser realizadas, presencialmente, no evento, no CCSo - UFMA

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

A XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC), da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores Populares em Comunicação Comunitária e Cidadã (ABPCOM), oferecem inscrições para o evento, a ser realizado entre os dias 21, 22 e 23 de novembro, até hoje (20) por meio de sua página na internet. Com o tema “Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a conferência será realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Bacanga, e é fruto na inédita parceria entre os cursos de comunicação da UFMA, Universidade Ceuma e Faculdade Estácio de São Luís.

A programação será composta por conferências, mostra de vídeos e painéis sobre temas relacionados aos direitos humanos, diversidade, participação política, mídia cidadã e o direito à comunicação dos movimentos sociais, dentre outros. As três conferências centrais do evento serão ministradas respectivamente pelos professores Alfredo Wagner Berno de Almeida, da Universidade Estadual da Amazônia (UEA); Francisco Gonçalves da Conceição da UFMA e pela professora Cicília Maria Krohling Peruzzo, da ABPCOM.

O evento contará, também, com sessões de apresentação de trabalhos. Os grupos de trabalho possuem temas subdivididos que tratam sobre comunicação popular, comunitária e cidadã; culturas populares, identidades e cidadania; redes sociais e ativismo midiático; práticas profissionais e formação cidadã em comunicação e comunicação, direitos humanos e diversidade. Ao todo serão apresentados cerca de 50 trabalhos oriundos de universidades de diversas regiões do Brasil, além da Feira de Mídia Cidadã e apresentações culturais que prometem integrar ainda mais os participantes.

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados em participar da conferência, ainda poderão se inscrever como ouvintes durante o próprio evento no Centro de Ciências Sociais (CCSo) na UFMA. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site: cbccidada.com. Compõem o corpo coordenador do evento os professores Ricardo Alvarenga, Rose Ferreira, Letícia Cardoso, Carlos Benedito Alves, César Protásio, Rakel de Castro, Aline Mendes, Polyana Amorim, Ricardo Jessé e Alexandre Gouveia.

Histórico do evento

As Conferências tiveram início em 2005, quando sua primeira edição foi realizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da Universidade Metodista de São Paulo. No ano de 2009 durante a realização da V Conferência, na cidade Guarapuava, Paraná, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, foi criada a Rede Brasileira de Mídia Cidadã que, a partir desse momento, passava a compor como correalizadora do evento com a Cátedra Unesco.

A partir de 2017, quando foi realizada a XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em Juiz de Fora, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi criada a Associação

Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e

Cidadã (ABPCOM), que tem como sua primeira presidente a Professora Doutora Cicília

Maria Krohling Peruzzo.

Com a criação da Associação ela passa a assumir a realização do evento, incorporando em sua estrutura a Rede Brasileira de Mídia Cidadã e respectivamente seus associados e atividades. Com marco desse novo momento que se inicia com a criação da ABPCOM, foi votado pela diretoria da associação à alteração do nome do evento, que agora passa a se chamar: Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, na busca de uma termologia mais abrangente que não restringisse a compreensão de comunicação apenas as mídias.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

O documento foi esboçado pelo jurista canadense John Peters Humphrey e adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva.

SERVIÇO

Data: 21 a 23 de novembro de 2018.
Local: Universidade Federal do Maranhão
Inscrições para ouvintes: cbccidada.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.