COLUNA

Realidade bate à porta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

O fim de 2018 não poderia ser mais complicado para a atual gestão do Governo do Maranhão. Até a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) – e sobretudo durante a campanha eleitoral – o cenário apresentado era de bonança, com equilíbrio das contas públicas e possibilidade de aumento da capacidade de investimento do Estado a partir de 2019.
Passado o pleito, contudo, a realidade bateu à porta.
O que se viu nas últimas semanas foi algo para o qual se tentou alertar durante todo o ano, mas sempre negado pelos governistas.
Em menos de um mês, o maranhense viu confirmado que a Previdência estadual está quebrada – com grande possibilidade de atraso no pagamento de aposentadorias em 2019 -; que o Maranhão não faz mais parte do rol de bons pagadores do Tesouro Nacional – o que compromete sua possibilidade de contrair empréstimos para investimentos; e que o PIB do Maranhão teve queda acumulada de quase 10% entre 2015 e 2016.
São fatos concretos que a “maquiagem” do período eleitoral conseguiu encobrir. E que, agora, surgem límpidos, a atestar equívocos administrativos e a falta de zelo com a coisa pública no Maranhão.

Repercutiu
Sobre os números que atestam problemas financeiros do Maranhão, repercutiu bem artigo do ex-presidente José Sarney, publicado em O Estado na edição do fim de semana.
Ele fez um apanhado histórico da gestão fiscal dos governos estaduais. E destacou que “desde Paulo Ramos o Maranhão é um estado que manteve suas contas organizadas”.
- Vejo agora que o Maranhão foi rebaixado no índice de capacidade de pagamento[...]; já está com parte do funcionalismo atrasado, [...] e teve o seu Fundo de Aposentadoria raspado – afirmou.

À disposição
A ex-vereadora e deputada estadual eleita Helena Duailibe (SDD) é mais uma que se coloca como pré-candidata a prefeita de São Luís em 2020.
Durante entrevista à Rádio Nova FM, ela afirmou que, caso necessário, está pronta para ajudar seu partido, o Solidariedade, na disputa da capital.
O projeto tem o apoio do suplente de deputado federal Simplício Araújo, presidente do Solidariedade no Maranhão.

Imperatriz
Em Imperatriz, o Solidariedade também deve ter um deputado estadual eleito como candidato a prefeito.
Trata-se do ainda vereador Rildo Amaral, que também foi lançado pré-candidato por Simplício Araújo.
Ele obteve mais de 22 mil votos na cidade nas eleições deste ano, tendo ficado atrás apenas do deputado Marco Aurélio (PCdoB), que teve 25 mil votos.

2020 agora
A propósito da sucessão municipal em São Luís, nem bem terminou a eleição de 2018 e as articulações já são grandes para 2020.
Só no PDT, por exemplo, já há pelo menos três nomes sendo trabalhados: os vereadores Osmar Filho e Ivaldo Rodrigues e o deputado estadual eleito Yglésio Moyses.
A eles juntam-se Eduardo Braide (PMN), Eliziane Gama (PPS), Felipe Camarão (DEM), Duarte Jr. (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Neto Evangelista (PSDB), Alan Garcês (PSL), Fábio Câmara (PSL)... A disputa vai ser boa.

Fora do ar
Empresários maranhenses procuraram a coluna para reclamar da Comissão Central Permanente de Licitações do Maranhão.
Segundo eles, às vésperas de uma série de licitações importantes, sobretudo na Saúde, o site da pasta – onde se acessam documentos dos certames – ficou dias fora do ar.
Eles temem perder prazos, ou não conseguir acessar documentos em tempo hábil a cumprir exigências dos editais.

Espontâneo
A respeito de nota da coluna, publica na edição de fim de semana, o candidato à presidência da OAB-MA Calor Brissac negou que tenha havido apresentação de go-go boy em reunião com advogadas de Imperatriz que apoiam sua candidatura naquela cidade.
- O que ocorreu foi a presença espontânea de um professor de dança no local, amigo das organizadoras do evento -, esclareceu, Brissac.
O candidato considerou “deturpação dos fatos” a comparação do “gesto espontâneo” do professor com a performance de um go-go boy. Vale frisar que a coluna em nenhum momento depreciou do trabalho dos go-go boys, não era essa a tônica da nota.

DE OLHO

R$ 35 milhões é quanto o Maranhão terá do Fundo Amazônia para combater incêndios florestais

E MAIS

• Tentando se inserir no debate nacional, o governador Flávio Dino também acabou virando alvo de críticas de fora do estado.

• No fim de semana, nas redes sociais, o comunista foi muito criticado pelo pagamento de R$ 11 milhões à empresa Informe, para cuidar da sua imagem.

• A Prefeitura de São Luís iniciou com sucesso mais uma edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), a 12ª.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.