Municípios

Famem quer posição do governo federal em relação as mudanças no Mais Médicos

Segundo presidente da federação, Cleomar Tema, a retirado de médicos cubanos do programa pode elevar os gastos dos municípios com contratação de novos profissionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Cleomar Tema representará municípios maranhenses em reunião com o presidente Michel Temer
Cleomar Tema representará municípios maranhenses em reunião com o presidente Michel Temer (Cleomar Tema)

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), está em Brasília representando as cidades do estado em encontro com o presidente da República, Michel Temer (MDB).

O objetivo do encontro é demonstrar a preocupação da entidade com a saída, anunciada pelo futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL), dos profissionais estrangeiros do Mais Médicos, programa do Ministério da Saúde.

O evento, que é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios, contará com a presença do presidente Temer, membros da equipe de transição de Bolsonaro e milhares de prefeitos de todo o Brasil.

Ao site oficial da Federação, Tema declarou que o governo deve encontrar uma estratégia rápida e imediata para suprir a carência deixada pelos médicos.

“Caso o Ministério da Ssaúde não encontre uma estratégia imediata para suprir essa carência deixada com a iminente saída dos cubanos, os municípios maranhenses vão enfrentar sérios problemas, dentre os quais: a elevação significativa dos custos de contratação de novos médicos e a custos mais altos em função da baixa oferta desses profissionais”, disse.

No Maranhão, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 2,4 milhões de pessoas são beneficiadas com o trabalho dos 710 profissionais do programa. Do total dos médicos, mais de 450 são cubanos.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.