FELIS 2018

Programação infantil encanta visitantes da 12ª Feira do Livro de São Luís

Contação de histórias, teatro e outras atividades voltadas para as crianças foram o atrativo na programação da FeliS deste fim de semana; evento se encerra dia 25

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A atriz Gisele Vasconcelos durante uma apresentação voltada para o público infantil
A atriz Gisele Vasconcelos durante uma apresentação voltada para o público infantil (Feira do livro)

SÃO LUÍS -A 12ª Feira do Livro de São Luís tem programação para todas as idades. Fomentar a cadeia produtiva do livro e formar novos leitores são alguns de seus objetivos, por isso destina uma série de atividades voltadas para o público infantil, incentivando desde a infância o gosto pela leitura. O evento é uma realização da Prefeitura de São Luís, sendo a sexta edição organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, por meio das secretarias de cultura (Secult) e educação (Semed), correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae).

O Palco FeliS recebe a cada uma hora espetáculos infantis e contação de história. Na programação, o espetáculo infantil 'Gasmarzinho e os Guardiães da Natureza', do grupo Gasmar, além das contação de histórias: Estação Era Uma vez, com o grupo Xama Teatro, Eu conto e você encanta, com Rosana Fernandes, e Cantarolando Contos, com Camila Reis do grupo Laborarte.

Ainda para o público infantil, o Cine FeliS exibirá durante todos os dias de evento filmes e documentários para a criançada, das 14h às 18h, com os curtas: "Lipe, o vovô e o monstro", de Felippe Steffns e Carlos Mateus, "Meu tio que me disse", de Vanusa Angelina Ferlin, "O melhor som do mundo", de Pedro Paulo de Andrade, "O menino do dente de ouro", de Rodrigo Sena e "Astrogildo e a Astronave", de Edson Bastos.

"A Feira também tem um direcionamento para o público infantil por ser um espaço de muita integração, um evento com o foco no conhecimento. Seguindo orientação do prefeito Edivaldo a programação do evento tem varias atividades voltadas para este público. Precisamos formar leitores desde a infância, estamos atentos a formação de cada um e com um tratamento diferenciado para cada público que recebemos", ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Atividades
Os Espaços Criança Semed I e II, para Educação Infantil e Ensino Fundamental, contempla o público de 3 a 14 anos. No local as crianças participam de contação de história e oficina de contação. No Espaço Ler & Conhecer, as crianças conferiram a contação de história do livro "O gatinho que não sabia miar", de Natinho Costa Fênix, e a oficina de leitura em voz alta (aplicada à aprendizagem ativa da criança) do livro "As aventuras de Pedrinho e de sua turma no Jardim dos Sonhos", de Francinete Braga.

O Espaço Sesc de Leituras e o Carro BiblioSesc funcionam das 10h às 19h com programação voltada para o público infantil, com atividade de leitura, leitura individual e coletiva (compartilhada), narração de histórias, atividade "conte e pinte", desenho e ilustração. Os visitantes também fazem fila para conhecer o Planetário e viajar pela galáxia.

O Auditório Graça Aranha, além das principais conferências da 12ª FeliS, também tem programação para as crianças todas as tardes. Neste sábado, segundo dia de evento, teve o espetáculo circense "Um dia de Clown, com Gilson Cesar, e as contação de histórias "Lendas Indígenas" e "Abayomi conta história", com o grupo Tapete Criações Cênicas.

A contadora de histórias Gisele Vasconcelos destacou que a literatura oral permite uma melhor aceitação nessa primeira fase da vida. "As crianças têm acesso ao livro a partir da narração de contos e histórias, isso estimula e incentiva a busca pela leitura", disse. As professoras Luíza Araújo e Jane de Oliveira prestigiaram o segundo dia de Feira e observaram a programação infantil, elogiaram o espaço e as atividades.l

Saiba mais

A 12ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) acontece de 16 a 25 de novembro, no Multicenter Sebrae, das 10h às 22h. Este ano traz como tema 'A Brasilidade na Cultura Contemporânea' e o Patrono é Graça Aranha, escritor maranhense considerado um dos articuladores do movimento que renovou a literatura e a cultura brasileira: A Semana de Arte Moderna.

A programação é toda gratuita e conta com mais de 500 atividades, dentre elas 22 escritores nacionais convidados, lançamentos de livros, palestras, rodas de conversa, mesa redonda e conferências, seminários, plenárias, sessões de cinema, bate-papo literário, workshop, oficinas e minicursos, intervenções artísticas, espetáculos teatrais, performances poéticas, contações de histórias, apresentações culturais, exposições, pocket shows e visita de escritores a escolas da rede pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.