Tecnologia

SESI Viva+ apoia empresas na gestão estratégica de segurança e saúde no trabalho

Na nova plataforma disponível online, empresas contam com dados e informações sobre a saúde dos trabalhadores para o desenvolvimento de ações que reduzem custos e geram mais valor aos negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Nova plataforma do Sesi
Nova plataforma do Sesi (Sesi Viva mais)

Será lançada oficialmente no Maranhão, na tarde desta quarta (21/11), na Casa da Indústria, em São Luís, o SESI Viva+ (https://www.sesivivamais.com.br/main), a nova plataforma online do Serviço Social da Indústria (SESI) que facilitará o acesso a informações e a tomada de decisões sobre investimentos em segurança e saúde dos trabalhadores na indústria. Esse canal reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas, desde programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria implementarem ações de melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

Um dos principais focos de atuação do SESI Viva+ é o apoio às empresas no atendimento a demandas legais relacionadas à SST e ao eSocial – sistema unificado do governo para envio das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores. A plataforma disponibilizará para indústria um sistema para gestão dos programas legais, que reduzirão riscos de autuações por órgãos fiscalizadores.

Além disso, os dados sobre saúde e hábitos dos trabalhadores da indústria servirão para o desenvolvimento de estudos epidemiológicos, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, para apoiar indústrias na prevenção de doenças e acidentes, na redução de custos com saúde e afastamentos, e na diminuição de custos com planos de saúde. As informações serão disponibilizadas em canais personalizados dentro da própria plataforma a parceiros, a indústrias que contrataram o SESI e a trabalhadores, que possuirão login para acesso.

Segundo o superintendente do SESI-MA, Marco Moura, quanto antes as empresas consolidarem as informações de SST e alinhar com dados trabalhistas, mais preparadas estarão para evitar multas e desenvolver ações inovadoras para a redução de acidentes e doenças do trabalho e promoção da saúde no trabalhador. “Acidentes e doenças representam custos significativos para empresas independentemente das exigências legais”, diz. “Por isso, ao se trabalhar a gestão de SST de forma efetiva, com informações e dados consistentes, é possível melhorar a tomada de decisão sobre investimentos na área e, assim, obter tanto redução de custos quanto melhorar a produtividade e a imagem da empresa.”

A ação direcionada para empresas e empresários, contará com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor Regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Edilson Baldez da Neves, do diretor de Operação do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol e da gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do SESI, Katyana Aragão Menescal, além do superintendente do SESI-MA, Marco Antonio Moura da Silva.

“Esperamos receber os empresários e gestores para o lançamento da plataforma SESI Viva+. Essa ferramenta que chega para trazer mais facilidade ao atendimento das demandas legais relacionas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e ao eSocial das empresas”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

INOVAÇÃO
A nova plataforma permitirá ainda a identificação de necessidades das indústrias por tecnologias que aumentem a segurança no trabalho e a saúde dos trabalhadores a serem desenvolvidas nos Centros de Inovação do SESI (http://www.inovacaosesi.org.br/apoio-sesi/). Ao todo, são oito institutos focados no Brasil em pesquisas nas áreas de prevenção da incapacidade, economia para saúde e segurança, ergonomia, sistemas de gestão de SST, longevidade e produtividade, higiene ocupacional, fatores psicossociais e tecnologias para a saúde.

Anualmente, mais de 4 milhões de pessoas são beneficiadas com programas de segurança e saúde no trabalho e 2 milhões de pessoas participam de ações de promoção da saúde ofertadas pelo SESI em todo o Brasil. Ao todo, são 50 mil indústrias atendidas pela instituição. Em 2017, foram realizadas 1,6 milhão de consultas médicas, 2,8 milhões de exames e 1 milhão de pessoas atendidas em campanha de vacinação promovida pela instituição. Recentemente, o SESI recebeu prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) que reconhece a instituição como modelo em prestação de soluções de segurança e saúde no trabalho. No ano passado, o SESI foi pela quinta vez a marca mais lembrada em serviços de segurança e saúde no trabalho no prêmio Top of Mind da Revista Proteção, publicação especializada no tema.

EMPRESAS ATENTAS
Para as empresas a questão de SST ganha cada vez mais importância na estratégia dos negócios. Pesquisa do SESI de 2016 mostra que 71,6% das indústrias estão dando prioridade à gestão de segurança e saúde dos trabalhadores e, para 76,4% dos entrevistados, o grau de atenção da indústria brasileira ao tema deve aumentar nos próximos anos.

Essa crescente preocupação com o tema tem se convertido em redução dos acidentes no Brasil. Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016 – de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016. “O setor avançou muito na última década e acreditamos que é possível reduzirmos ainda mais o número de afastamentos por doenças e acidentes do trabalho”, afirma Lucchesi.

Venha conhecer essa ferramenta que chega para trazer mais facilidade ao atendimento das demandas legais relacionas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e ao eSocial da sua empresa.

SERVIÇO: Lançamento da Plataforma SESI Viva+
DATA: 21 de novembro
HORÁRIO: das 14h às 18h
LOCAL: FIEMA - Salão de Eventos (térreo)
(Av. Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Retorno da Cohama, São Luís-MA
INSCRIÇÕES GRATUITAS : www.fiema.org.br/sesi

PROGRAMAÇÃO

14h - Credenciamento
14h20 - Abertura com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor Regional do Serviço Social da Indústria (SESI), Edilson Baldez da Neves e com o diretor de Operação do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol.
15h - Palestra “O eSocial no Contexto da Segurança e Saúde no Trabalho (SST)” e “Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) - Custos com Acidentes e Afastamentos Acidentários”, com o médico do Trabalho, escritor e consultor, Gustavo Nicolai.
17h - Apresentação e lançamento da Plataforma Digital SESI Viva+, com a gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do SESI, Katyana Aragão Menescal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.