Saúde do homem

Dia Internacional do Homem: quatro mitos e verdades sobre disfunção erétil

O mês de novembro foi escolhido para debater a saúde masculina; médico urologista Carlos Watanabe, comentou algumas curiosidades sobre um grande tabu para os homens, a sexualidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Pacientes com doenças como depressão, podem apresentar alterações na função erétil
Pacientes com doenças como depressão, podem apresentar alterações na função erétil (disfunção erétil)

Brasília - Nesta segunda-feira (19) é lembrado o Dia Internacional do Homem. A data visa chamar atenção para cuidados com a saúde masculina, reforçando também a campanha do Novembro azul. A ação visa conscientizar a população masculina sobre a importância da consulta e do diagnóstico precoce, do câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Estima-se que por volta dos 40 anos, todo homem pode apresentar algum grau de disfunção erétil e, conforme pesquisas, o número pode crescer em até 10% a cada década de vida.

Para o médico urologista Carlos Watanabe, da Aliança Instituto de Oncologia, o sexo ainda é motivo de preconceito entre os homens. "Muitos pacientes vão ao consultório perguntando coisas simples. Geralmente falta diálogo com a parceira ou parceiro, além do que o homem não tem coragem de comentar o assunto com amigos", comenta.

O especialista explica que a disfunção erétil pode influenciar não só a vida sexual do homem, como afetar o seu psicológico. Apesar da gravidade, o problema ainda é pouco debatido fora dos consultórios.
Pensando nisso, Carlos Watanabe respondeu algumas dúvidas do público masculino. Confira:

A disfunção erétil é causada apenas pela falta de libido.
- Mito. A disfunção pode ser causada por diferentes fatores, desde a falta de libido, excesso de peso e problemas psicológicos, por exemplo, até por uma indicação de possíveis doenças mais graves, como problemas cardiovasculares.

O uso de alguns medicamentos pode causar disfunção erétil?
- Verdade
. Pacientes com doenças como depressão, hipertensão, e diabetes que fazem uso frequente de medicamentos podem apresentar alterações na função erétil. Tabagismo e também é considerado fator de risco.

Excesso de peso ou obesidade não pode causar disfunção.
- Mito
. Além de ser fator de risco para graves doenças como câncer e hipertensão, estudos apontam que o grau de incidência de disfunção entre os homens obesos é superior ao da população com peso saudável. Controlando os hábitos alimentares, perdendo peso e mantendo uma rotina benéfica é possível recuperar a atividade sexual.

Atividade física ajuda a evitar a disfunção erétil.
Verdade
. Os pacientes que praticam exercícios regulares e mantêm uma rotina alimentar saudável têm um fator de proteção com relação a disfunção erétil. Eles se tornam mais resistentes não apenas a isso, mas a várias outras alterações na saúde, garantindo assim melhor qualidade de vida não apenas no âmbito sexual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.